contato

agenda

icons

O legado cultural de Mário Pazini

O ator e diretor Mário Pazini faleceu em 31 de março. À direita em cena na peça A Paixão de Cristo.

O ator, diretor e ativista cultural Mário Pazini faleceu em 31 de março vítima de câncer na pleura. À direita: em cena na peça A Paixão de Cristo. Foto: Reprodução – Facebook.

O ator e diretor teatral Mário Pazini, 51, faleceu na última segunda feira, 31 de março, no hospital Nove de julho, vítima de câncer na pleura. Pazini deixou um importante legado para as artes cênicas e em especial para Taboão da Serra, cidade onde ajudou a fundar o grupo Clariô de Teatro e onde militou ativamente por melhorias na área cultural.

Marinho Pazini, como era conhecido, foi símbolo da encenação Paixão de Cristo em Taboão da Serra, peça também encenada, em 1962, por seus pais Therezinha Pires Pazini e Mário Pazini, antes mesmo de seu nascimento. Marinho dirigiu o premiado espetáculo Hospital da Gente, que estreou em 2008 e foi apresentado no TUSP em 2011 durante a Mostra Militância Teatral na Periferia.

Desenvolveu junto com o Grupo Clariô uma importante contribuição na difusão cultural para povo taboanense. O Espaço Clariô, inaugurado em 2005, contribui significativamente para a produção artística e a formação de público e é o único local na cidade onde, além de espetáculos, são realizadas inúmeras outras ações como cursos grátis para a comunidade, trocas com outros grupos teatrais, apresentações musicais, encontros culturais com artistas e coletivos da periferia. A equipe se define como um coletivo de arte resistente que busca, através da cena e da troca com outros coletivos, discutir a arte produzida PELA periferia, NA periferia e PARA a periferia.

É com imenso pesar que o TUSP recebeu a notícia de seu falecimento. Contudo, temos a certeza de que as suas obras deixam um importante legado que continuará em cada um dos que tiveram o privilégio de atuar com ele.

  1. Perdemos “o homem do teatro de Taboão”, Mário durante muitos anos interpretou o papel de Jesus na encenação da Paixão de Cristo, mas o seu legado é além disso, muito além Grupo Clariô, e mais ainda da pequena Taboão, Mário é do Brasil! Lamentável..

Os comentários são agora fechados para este artigo.