contato

agenda

icons

TUSP revê Bertolt Brecht em Santa Joana dos Matadouros

mailing leituras

A peça trata sobre Joana Dark, uma moça pobre que pertence a uma organização evangélica inspirada no Exército da Salvação. Tentando aliviar a miséria dos trabalhadores dos matadouros de Chicago, ela descobre que o desemprego e a miséria são causados pelo comércio da carne enlatada. Pode-se dizer que a peça, na época, foi uma análise crítica sobre a crise econômica de 1929.

Neste XII ciclo “A MULTIDÃO PROTAGONISTA” o TUSP selecionou textos que denunciam situações de opressão onde a luta de classes ganha corpo coletivamente ou quando o indivíduo decide tomar as rédeas de seu destino. Personificado por um grupo ou por uma única figura que representa o lado mais fraco da corda, o protagonista destes textos traz a tona a desigualdade, a revolta e a necessidade de transformação.

O Programa de Leituras Públicas faz parte dos Núcleos de Experiência e Apreciação Teatral do TUSP e propõe, a cada ciclo, a leitura de peças de diferentes autores pelos presentes em encontros abertos com a mediação da equipe artística.

Foram selecionados cinco textos para este ciclo que iniciou em outubro e ocorreu nas cidades de São Paulo, Piracicaba, São Carlos e Ribeirão Preto.

Segue abaixo a lista completa dos textos selecionados:

Lisístrata, de Aristófanes (411 a.C.).
A Revolução dos Beatos, de Dias Gomes (1961).
Eles não usam Black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri (1958).
Santa Joana dos Matadouros, de Bertolt Brecht (1929-31/1959).
Quando as Máquinas Param, de Plínio Marcos (1972).

Serviço

XII Ciclo de Leituras Públicas do TUSP “A Multidão Protagonista”
Texto | Santa Joana dos Matadouros, de Bertolt Brecht (1929-31/1959).
Quando | 01 de dezembro – Segunda-feira, às 17h.
Onde | Biblioteca Monteiro Lobato – Auditório – térreo
Rua General Jardim, 485. Vila Buarque

Os comentários estão fechados.