contato

icons

Frida Kahlo – Calor e Frio

frida eventos site

Frida Kahlo – Calor e Frio é exibida no TUSP antes de seguir para festival italiano.

Com um texto fundamentalmente lírico, a peça Frida Kahlo – Calor e Frio, da companhia Estelar de Teatro, recria não só a história de Frida Kahlo, mas também de uma época muito potente para o México: o início do século XX. O espetáculo, que participará do XII Circuito TUSP de Teatro 2015 em quatro cidades do interior de São Paulo, fará três apresentações no Teatro da USP, de 13 a 15 de maio, às 20h30.

Frida Kahlo – Calor e Frio foi convidada a participar do Festival Laboratório Intercultural de Práticas Teatrais -  FLIPT que ocorrerá em junho de 2015. O evento é organizado pelo Teatro Potlach, em colaboração com a International School of Theatre Anthropology - I.S.T.A. e a Università la Sapienza de Roma. O diretor teatral italiano Eugênio Barba, criador do I.S.T.A. e fundador do Odin Teatret é presença confirmada no FLIPT. É a primeira vez que um grupo teatral brasileiro é convidado a levar um trabalho autoral para o festival italiano.

A peça estreou em Berlim, no Centro de Pesquisas Teatrais de Jurij Alschitz e de lá seguiu para o México, com apresentações na Escola Superior de Artes de Yucatán e no Museu Casa Frida Kahlo – local onde a artista morou – na Cidade do México. Além das apresentações da peça, intervenções urbanas e cursos ministrados marcaram a trajetória da companhia em várias cidades mexicanas.

O espetáculo mantém um diálogo entre teatro e poesia em que os elementos dramáticos se misturam aos narrativos e líricos e trazem com a presença da dança, da música ao vivo e das artes visuais uma obra cênica que não abre mão da comunicação direta com o público para discutir questões contemporâneas.

Uma dramaturgia interpenetra realidades, feminina e com sentidos múltiplos, em diálogo com a arte de Frida. A música, a dança e os elementos performativos instauram uma escrita cênica que configura o espetáculo como uma festa e um rito artístico.

A Estelar de Teatro busca na peça uma abordagem antropofágica e imaginativa dos mitos do feminino, buscando um olhar que devora não só o que é trazido do velho continente, como propostas modernistas do começo do século XX, mas também um olhar canibalista para a América Latina.

Em São Paulo, a montagem cumpriu temporada no Espaço Viga e se apresentou no Casarão do SESC Ipiranga. No Paraná esteve no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, durante a primeira exposição com as fotos de Frida Kahlo no Brasil. Participou de Festivais, como o Festara, de Araçatuba, como convidado do SESC.

Em dezembro de 2014, fragmentos da peça foram apresentados no Museu da Diversidade, a convite do TUSP. A parceria com o museu promoveu uma ação que englobava também um cortejo na Praça do Largo do Arouche em um trajeto que terminava no Museu da Diversidade.

A história de Frida Kahlo recriada a partir de suas obras.

Através de uma montagem que dialoga com as artes performativas, a música, a dança, a poesia, as artes visuais e a festa, a peça evoca o universo da pintora Frida Kahlo, onde a arte e o papel da artista também são temas fundamentais da obra. O espetáculo se relaciona com um momento muito potente para a América Latina: o início do século XX – em que o México recebe a visita de artistas como Eisenstein, Artaud, Maiakóvski, Tina Modotti e políticos como Trótski – e o continente começa a mandar suas influências ao velho mundo.  Amor, liberdade, humor e potência de vida, bem como a natureza visionária do casal Diego e Frida, sonhando uma América poderosa, inspirada pela arte pré-colombiana e em apaixonado devir, são outros temas do espetáculo.

Ficha Técnica

Texto Viviane Dias Direção Ismar Rachmann Direção musical Mauricio Maas Atores Anderson Negreiro, Ismar Rachmann, Viviane Dias, Sandra Lessa Músicos Gabriel Moreira, Rodrigo Kohle, Tulio Crepaldi, Alan Gonçalves Iluminação Carol Pinzan

Duração 80 minutos Classificação 16 anos

Frida Kahlo – Calor e Frio
De 13 a 15 de maio de 2015
Quarta a sexta, 20h30
Ingressos | R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada)
Duração | 80 min.
Classificação | 16 anos.
Capacidade | 98 lugares
Os valores arredados com as apresentações são destinados ao custeio das passagens dos atores para o festival italiano FLIPT.

Mais informações sobre o grupo e o espetáculo em: www.estelardeteatro.com.br

Os comentários estão fechados.