contato

agenda

icons

Cena contemporânea ganha nova coleção em lançamento no TUSP

Editora Annablume lança série de livros sobre praticas cênicas e artes perfomativas e promove debate e lançamento no Teatro da USP.

eventos imagens

A editora Annablume lança no próximo dia 2 de junho, às 20h, no Teatro da USP, os dois primeiros livros da coleção Artes Performativas e Filosofia. As publicações serão apresentadas e debatidas pelos autores Cassiano Sidow Quilici e Luiz Fernando Ramos com a mediação do crítico de teatro Valmir Santos.

A nova coleção se dedica a publicar reflexões e ensaios de artistas e pesquisadores brasileiros e internacionais que aproximam as práticas cênicas e performativas contemporâneas da filosofia e de tradições de pensamento e investigação desenvolvidas em diferentes contextos. Abordará tanto procedimentos criativos específicos dos campos do teatro, da performance, da dança e artes visuais, como buscará reunir pensamentos críticos e singulares em torno dos aspectos filosóficos e interculturais que emergem na produção e distribuição da chamada “arte contemporânea”.

O livro de Quilici, O Ator-performer e as poéticas da transformação de si reúne ensaios que organizam uma nova mirada para as questões práticas do ator, incluindo a sua formação e a expansão do seu campo de atuação para a performance. Quilici bebe na filosofia helênica e nas tradições orientais para articular um modo crítico e ao mesmo tempo poético  de se transcender aspectos pragmáticos e encontrar, com as “práticas de si”, um lugar mais interessante e produtivo para pensar as técnicas do ator.

O livro de Ramos, Mimesis performativa: a margem de invenção possível resgata a antiga noção de mimesis, de algum modo exilada das reflexões estéticas depois do modernismo, e a articula com o conceito de performativo, que tem sido muito utilizado para caracterizar formas cênicas não-dramáticas. Ramos explora a noção de antiteatralidade, pensando-a basicamente como uma pulsão contra o dramático e, nesse sentido, polemiza com outras interpretações do mesmo termo, como a do historiador e crítico norte-americano Michael Fried.

Após o debate haverá sessão de autógrafos com os participantes.

Cassiano Sidow Quilici é professor associado do Departamento de Artes Cênicas da Unicamp e Luiz Fernando Ramos é professor associado do Departamento de Artes Cênicas da ECA – USP.

Serviço
Cena contemporânea ganha nova coleção em lançamento no TUSP
02 de junho de 2015
Terça-feira, 20h. Entrada franca.
Debate com | Cassiano Sidow Quilici e Luiz Fernando Ramos
Mediação | Valmir Santos.
Onde | Teatro da USP | Rua Maria Antônia, 294, Consolação – São Paulo.

Os comentários estão fechados.