contato

agenda

icons

TUSP abre inscrições para Mostra Experimentos 2015

O Teatro da USP abre inscrições para a edição de 2015 da Mostra Experimentos. O programa coloca em cena a produção das escolas de formação técnica e superior.
Os interessados poderão se inscrever em duas modalidades: espetáculos acabados e aberturas de processo (trabalhos em fase de desenvolvimento). As inscrições estão abertas até 03 de julho de 2015 e devem ser entregues pessoalmente no TUSP ou postadas via correio até 01 de julho.
As apresentações dos trabalhos selecionados acontecerão no período da Mostra Experimentos, entre 27 de agosto e 27 de setembro de 2015.
Antígona - indac experimentos 2013
Espetáculo Antígona apresentado na edição 2013 por alunos do INDAC
Segue abaixo mais informações e o link para a ficha de inscrição.

Chamamento
MOSTRA EXPERIMENTOS 2015
Período 27 de agosto a 27 de setembro de 2015
Teatro da USP – TUSP

A MOSTRA EXPERIMENTOS nasceu da proposta do Teatro da USP, órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, de oferecer espaço de debate aos trabalhos do CAC (Departamento de Artes Cênicas da USP) e da EAD (Escola de Arte Dramática) da Escola de Comunicações e Artes da USP, na perspectiva de uma prática, na esfera da extensão e cultura universitárias, de troca e de reflexão. Além destas e das escolas convidadas que se configuraram como parceiras constantes (Unicamp, Escola Livre de Teatro de Santo André, Fundação das Artes de São Caetano do Sul e Unesp), o TUSP convida os alunos das escolas de formação em teatro de São Paulo, técnicas e de formação superior, públicas e particulares, a inscreverem trabalhos para integrar a programação da Mostra.

Os trabalhos deverão ser inscritos pelos alunos das escolas até 03 de julho de 2015 no TUSP – Teatro da USP, das 10h às 18h, ou pelo correio (data-limite de postagem:01.07.2015), em uma das seguintes categorias:

Espetáculos

Espetáculos acabados, com apresentações às quintas e sextas (20h), ou aos sábados e domingos (20h).
Cada espetáculo selecionado terá duas apresentações.

(Espetáculos de conclusão de curso de 2014 poderão ser inscritos)

Abertura de Processos

Espetáculos em fase de desenvolvimento (máximo de 40 minutos) que possam se adaptar às condições de luz básica e que tenham o interesse em abrir seu processo de trabalho para diálogo com a plateia, bem como treinamentos, demonstrações de técnicas específicas ou pesquisas (teóricas ou práticas), vinculadas à pós-graduação ou iniciação científica, que possam ser abertos à apreciação pública, com apresentações às quartas-feiras (20h).
Cada trabalho selecionado terá uma apresentação.

CASO EXISTA INTERESSE EM ESTABELECER ALGUM TIPO DE DIÁLOGO COM O PÚBLICO (NA FORMA DE DEBATE OU OUTRO) E/OU, EVENTUALMENTE, COM UM COMENTADOR, O FORMATO DESEJADO DEVERÁ SER MENCIONADO NA INSCRIÇÃO, FICANDO A CARGO DO PARTICIPANTE VIABILIZÁ-LO.

Calendário da MOSTRA EXPERIMENTOS 2015 

Seleção

O interesse da MOSTRA EXPERIMENTOS é o de apresentar um panorama da produção das escolas de formação em teatro de São Paulo. Desta forma, partimos do princípio de que os trabalhos devam possuir vínculo que justifique identificá-lo como representativo da instituição de origem, não apenas a atividade teatral de um aluno regular que evetualmente tenha diálogo com sua formação.

• Comprovação de vínculo com a instituição de origem: trabalhos curriculares desenvolvidos por e/ou com alunos; extra-curriculares desenvolvidos por alunos dentro das instituições; abertura de processos ou pesquisas, ou espetáculos associados à pesquisas de pós-graduação de aluno regular ou ouvinte. Trabalhos de coletivos, grupos ou companhias das quais um aluno regular faça parte mas que não dialoguem com sua pesquisa ou produção artística curricular não serão considerados aptos à seleção.

Critérios de Seleção

• Adequação à categoria escolhida;
• Consistência do projeto;
• Disponibilidade de participação dentro do período e horários da MOSTRA.

Observações:

- O espaço cênico do TUSP permite o uso de outras disposições de palco-plateia além da frontal (arena, passarela etc.). Entretanto, a equipe que desejar alterar a disposição estará ciente de que deve trazer pessoal próprio para tal, bem como que a seleção da programação tentará ao máximo aproximar no cronograma os trabalhos com configurações semelhantes de plateia.
- Uma vez que a MOSTRA EXPERIMENTOS visa oferecer um panorama da produção das escolas de formação em teatro de São Paulo, a seleção de projetos buscará contemplar um maior número de Escolas.
- Como critério, para fins de seleção, serão também priorizados trabalhos que reúnam maior número de alunos (como trabalhos de graduação) no lugar de pesquisas individuais (casos dos trabalhos de pós-graduação), em especial na categoria “Espetáculos”, assim como trabalhos que ainda não tenham se apresentado na Mostra.
- Alunos ouvintes das instituições (graduação ou pós graduação) que estejam desenvolvendo trabalhos dentro das mesmas podem se inscrever. Entretanto, caso não haja como contemplar a participação de todos os inscritos, serão priorizados os trabalhos que tenham vínculo regular com a instituição de origem;
- Os trabalhos de conclusão de curso apresentados no final de 2014 poderão ser inscritos na medida em que foram desenvolvidos dentro das instituições por alunos regulares.

O resultado da seleção será divulgado dia 13 de julho de 2015. Os selecionados serão contactados por e-mail e, após a definição do cronograma final de apresentações dos grupos, a agenda da Mostra será divulgada no site do TUSP:www.usp.br/tusp

Inscrição

Período: da data de publicação deste chamamento até 03 de julho de 2015
IMPORTANTE:
A inscrição dos trabalhos será feita no TUSP – Teatro da USP, das 10h às 18h, ou pelos correios, com data de postagem até 01 de julho de 2015, mediante entrega de projeto impresso, que deverá conter:
- Proposta do trabalho (projeto de encenação ou sumário da pesquisa);
- Sinopse e ficha técnica;
- Necessidades técnicas;
- Relação dos integrantes com RG e CPF;
- Comprovação de vínculo do aluno proponente com a Instituição (cópia de histórico escolar atualizado, comprovante de matrícula ou carta da escola/departamento atestando o vínculo);
- DVD (no caso de propostas cênicas).

Inscrição para CHAMAMENTO – MOSTRA-EXPERIMENTOS 2015 - Preencher em duas vias.

Adendo – Inscrições

Em função da paralisação da Universidade em 2014 e das obras no prédio onde o TUSP está sediado – que impossibilitaram nossa programação no ano passado – decidimos pelo seguinte adendo às inscrições na Mostra Experimentos:

- Trabalhos de alunos que concluíram seus cursos em 2013 – e que teriam sua inscrição possível em 2014 – poderão se inscrever este ano. Da mesma forma, os trabalhos de alunos que concluíram seus cursos em 2014 continuam sendo aceitos na Mostra Experimentos 2015.

Os comentários estão fechados.