contato

agenda

icons

Segunda oficina da Cia. Hiato no TUSP está com inscrições abertas

oficina ficção

Depois de questionar e abrir o processo de criação do espetáculo O Jardim, em sua primeira Oficina de Desmontagem e Restauração, a Cia. Hiato dá sequência aos seus estudos compartilhados com uma segunda oficina, que revisita o processo criativo de seu Projeto Ficção. A oficina gratuita será realizada no Teatro da USP de 01 a 23 de agosto e as inscrições poderão serão feitas pelo e-mail oficinahiato@gmail.com até 26 de julho. A seleção será feita pela Cia e os selecionados serão informados por e-mail. O resultado também será publicado no site www.usp.br/tusp e divulgado nas redes sociais.

A metáfora da horologia (arte de construir ou desmontar instrumentos para medição do tempo) continua a servir como guia das atividades. Como um horologista, a Cia desmonta suas criações, revela seus rascunhos, compartilha seus procedimentos e questionamentos escondidos pelas várias camadas que compõem o espetáculo.

Agora direcionada a artistas amadores e a pessoas sem experiência teatral e artística, a Oficina Desmontagem e Restauração – Ficção propõe a decomposição poética e reflexiva dos procedimentos dramatúrgicos utilizados nos espetáculos Ficção e 2 Ficções. A ideia é que a desmontagem do espetáculo Ficção, em que o depoimento biográfico dos atores é revelado para questionar a própria teatralidade do encontro entre ator e público, e de 2 Ficções, em que o rascunho toma lugar da cena, sirvam como um dos pilares da primeira etapa de uma nova criação da Cia. Hiato.

oficina 2 ficções

Juntos, os atores da Cia. Hiato e os participantes da oficina tentam responder cenicamente a perguntas como: como podemos trazer para o reino da representação indivíduos e corpos que muitas vezes são excluídos dessa possibilidade? Como podemos usar o acontecimento teatral e seus recursos – suas convenções, códigos, locais, gêneros e profissionais – a fim de readequar sua moldura, ou seja, aumentar o perímetro do que pode ou não ser colocado num palco? E ainda: como podemos repensar o palco como um meio democrático, ao alcance de todos aqueles atraídos pela efemeridade da cena?

Após a decomposição realizada junto aos integrantes da oficina, será realizada sua restauração: 1 palestra-espetáculo, aberta ao público (com a possível participação dos integrantes da oficina), e o início de um novo processo criativo. Dessa forma, os tempos se sobrepõem: o processo criativo, a obra, sua dissecação diante do público e os alicerces para uma nova criação.

Serviço:

OFICINA | DESMONTAGEM E RESTAURAÇÃO
FICÇÃO | CIA. HIATO

Quando De 1 a 23 de agosto – sábado e domingo.
Horários Sábados, das 15 às 18h e Domingos, das 14h às 17h.
Onde Teatro da USP – TUSP
Rua Maria Antônia , 294 – Consolação – São Paulo
Inscrições até 26 de julho através do envio de currículo e carta de intenção para: oficinahiato@gmail.com
Total de vagas 15
Público-alvo Artistas amadores e pessoas sem experiência profissional no campo das artes em geral.
Gratuito
Os selecionados serão avisados até o dia 28 de julho.

Os comentários estão fechados.