contato

agenda

icons

TUSP e Engenho dos Erasmos realizam dois eventos em Santos

Histórias para serem lidas em Voz Alta - TUSP

O Programa Portas Abertas 2015 traz para a Semana de Educação a parceria entre o Teatro da USP e o Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos, Base Avançada de Cultura e Extensão da USP, em Santos, para a realização nos próximos dias 21 e 22 de agosto de duas experiências com estilos e dinâmicas diferentes. Na primeira atividade, voltada para professores, será feita a leitura pública do texto O Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente. Na segunda, aberta ao público, será apresentada a peça-leitura dramática História para serem lidas em Voz Alta, encenada pelos atores Eduardo Gomes e Rodrigo Bolzan. As atividades são gratuitas.

Confira o cronograma das atividades:

I. 21 de agosto – Sexta-feira – 14h30.

Leitura Pública do texto AUTO DA BARCA DO INFERNO (ou Auto da Moralidade) de Gil Vicente.

O Auto da Barca do Inferno é uma complexa alegoria dramática de Gil Vicente (considerado o primeiro grande dramaturgo português), representada pela primeira vez em 1517. É a primeira parte da chamada trilogia das Barcas (sendo que a segunda e a terceira são respectivamente o Auto da Barca do Purgatório e o Auto da Barca da Glória).

Os especialistas classificam-na como moralidade, mesmo que muitas vezes se aproxime da farsa. Ela proporciona uma amostra do que era a sociedade lisboeta das décadas iniciais do século XVI, embora alguns dos assuntos que cobre sejam pertinentes na atualidade.

Diz-se “Barca do Inferno”, porque quase todos os candidatos às duas barcas em cena – a do Inferno, com o seu Diabo, e a da Glória, com o Anjo – seguem na primeira. De fato, contudo, ela é muito mais o auto do julgamento das almas.

 O texto será lido pelos presentes (60 Professores) com mediação da equipe artística do TUSP.

II. 22 de agosto – Sábado – 15h

Leitura Dramática do livro HISTÓRIAS PARA SEREM LIDAS EM VOZ ALTA de GUSTAVO COLOMBINI e JOÃO DIAS TURCHI.

“o que eu disse”, “o que você escutou” e “o que nós não entendemos”.

O livro Histórias para serem lidas em voz alta é escrito na intersecção entre literatura e dramaturgia. Escrito e pensado por dois dramaturgos, Gustavo Colombini e João Dias Turchi, o livro investiga a emissão da escrita e a escrita da emissão: o que diferencia a dramaturgia de um texto literário? No livro, voz e palavra, em atrito constante, constituem uma nova possibilidade narrativa onde a cena e a linguagem se confundem e extrapolam os campos fechados tanto do texto teatral (ao poder ser encenado) quanto do texto literário (ao ser construído como uma narrativa em prosa).Ao trazer a voz e a oralidade para dentro da escrita, o livro oferece ao âmbito literário novas perspectivas de leitura, recepção e análise, à medida que traça uma linha tênue entre a fala e a letra.

Projeto contemplado pelo Programa de Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo – Proac.

Nesta Leitura Dramática encenada pelos atores Rodrigo Bolzan e Eduardo Gomes explora elementos cênicos juntamente com literários.

Capacidade: 50 lugares.

Local: Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos
Rua Alan Ciber Pinto, 96, Vila São Jorge, Zona Noroeste de Santos

As inscrições para o evento 2 são gratuitas e devem ser feitas pelo telefone (13) 3203-3901 ou pelo e-mail resjesantos@gmail.com

Os comentários estão fechados.