contato

icons

Escola Livre de Teatro

A Escola Livre de Teatro, criada em 1990 pela prefeitura de Santo André, é uma escola pública gerenciada pela Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer do município. A ELT é um centro de formação, pesquisa e experimentação em linguagens teatrais, de acesso público e gratuito, e que atua nas mais diversas áreas do fazer teatral.

Suas pesquisas propõem um caminho de construção da liberdade através da vivência teatral, que busquem relações de aprendizado horizontais, focadas em trajetórias artísticas comprometidas com o pensamento e a prática coletivos.

Seu objetivo fundamental era simples: construir algo que permitisse passar para a comunidade os instrumentos necessários para se fazer teatro. Nesse sentido, a palavra “livre” em seu nome, desde sempre invocada e reafirmada, seria o elo essencial que uniria dois conceitos tão complexos e de muitas vezes difícil conjunção: o de escola (a práxis do ensino) e teatro (uma práxis da arte).

A escola deve ser, em primeiro lugar, um espaço de formação do indivíduo, com sua dimensão humana caminhando passo a passo à dimensão profissional. Para isto tornar-se realidade, foi preciso desvincular-se das exigências curriculares do Ministério da Educação e desobrigar-se de conferir diplomas profissionais. Desde o início, a ELT afastou-se dos padrões normais de ensino teatral e lançou-se na busca por experimentação.

O intuito básico da proposta da Escola Livre foi desde seu início – e assim mantém-se até hoje – obter a mobilidade de uma oficina cultural sem perder de vista a perspectiva de formação do aluno. Além disso, cuidar de seu crescimento artístico e instrumentalizá-lo em termos de conhecimento teatral sem amarrá-lo a obrigações curriculares pré-fixadas.

Assim, embora tenha crescido estruturalmente e acrescentado novas variantes a seu plano pedagógico – o que era de se esperar de um centro artístico em movimento –, seus mais de vinte anos consolidam a ELT como projeto de referência nacional em formação artística e vivência teatral. Isso por força dos mestres, aprendizes e funcionários, que construíram a paisagem humana de seu espaço e formaram a história deste centro gerador de grandes encontros e ideias para o teatro. E na ELT jovens artistas e mestres mais experimentados podem “aprender a ensinar” a arte do teatro, ao mesmo tempo em que amadurecem a sua própria arte.

1. Raquel Santana

Boa Tarde!

Gostaria de saber como funciona o processo de ingresso na escola livre de teatro, o período de inscrições, documentação necessária, e disponibilidade do curso. Tenho grande interesse e recomendações do curso.
    Att,

Raquel

Os comentários são agora fechados para este artigo.