contato

icons

“As Três Irmãs” de Tchékhov, por Stanislávski | Heterônimos Coletivos de Teatro e Tieza Tissi

No dia 04 de julho, das 10h às 12h30, os Heterônimos Coletivos de Teatro recebem a atriz e pesquisadora Tieza Tissi no encontro”‘As Três Irmãs’ de Tchékhov, por Stanislávski”.

A ação é gratuita e aberta ao público, e faz parte do processo de criação do novo trabalho do grupo, “TRÊS IRMÃS: o que precisa acontecer para que algo aconteça?”, um dos dois selecionados no edital de criação cênica TUSP/CEUMA no primeiro semestre de 2019.

Em uma conversa aberta ao público, Tieza e os artistas do coletivo criarão um espaço de debate sobre o conceito de AÇÃO a partir das partituras de Stanislávski para sua montagem de “As Três Irmãs” de Anton Tchékhov e dos procedimentos de ensaio dos Heterônimos Coletivos de Teatro; além de refletir acerca de caminhos possíveis para a tradução da obra literária em acontecimento cênico.

Em processo de criação do novo trabalho, “TRÊS IRMÃS: o que precisa acontecer para que algo aconteça?”, o TUSP recebe os Heterônimos Coletivos de Teatro dentro de um edital de ocupação de seus espaços e é parceiro em algumas ações abertas ao público.

Esta é a segunda parte do Projeto FRACASSO E RESISTÊNCIA no qual o coletivo se lança em uma pesquisa cênica a partir das principais dramaturgias do escritor russo. Quando começamos a criar esse projeto em outubro de 2017, o que nos moveu primeiramente foi uma sensação. Era possível perceber, após os acontecimentos políticos da época, uma sensação de fracasso percorrendo caminhos invisíveis entre as pessoas. Algo que se assemelhava ao susto de acordar num sobressalto após um sonho. Ao mesmo tempo, diversos movimentos se articulavam propondo novas formas de ações de resistência. Foi a partir desse cenário que encontramos na dramaturgia de Tchékhov um espaço possível para nos colocarmos na pesquisa dessas inquietações.

Tieza Tissi é mestre em Literatura e Cultura Russa pela Universidade de São Paulo – USP, atriz, tradutora, pesquisadora de teatro e professora de Interpretação e Teoria Teatral no Teatro Escola Macunaíma. Foi editora e colaboradora dos Cadernos de Cinema e Cultura Russa Kinoruss. Desde 2012 atua como ensaísta no projeto teatral Ensaios ignorantes, que transita entre as áreas do teatro e da filosofia da educação.

Os Heterônimos Coletivos de Teatro são um grupo de pesquisa na linguagem teatral que atua na cidade de São Paulo há sete anos. A partir de indagações, pesquisas sobre o trabalho do ator e aspectos políticos atuais, o grupo investiga obras literárias e textos teatrais clássicos e cria seus trabalhos de forma autoral. A cada processo, rearticula-se em um novo coletivo de modo que mais de vinte artistas fazem parte da construção dessa trajetória. “TRÊS IRMÃS: o que precisa acontecer para que algo aconteça?” é o sexto trabalho do grupo.

Os comentários estão fechados.