contato

agenda

icons

Laboratório de Composição Cênica Tercer Abstracto 2022 | Inscrições

Divulgaçao Lab. Composição (Apaisado)

Estão abertas as inscrições para o LABORATÓRIO DE COMPOSIÇÃO CÊNICA: PROJETO FIGURA HUMANA | TERCER ABSTRACTO 2022.

Entre 4 e 27 de abril de 2022, serão 8 encontros, às segundas e quartas, das 9h às 12h, realizados no novo espaço ocupado pelo TUSP no Anfiteatro Camargo Guarnieri – Campus Butantã da USP.

Inscrições gratuitas, de 15 a 25 de março, pelo formulário do link.

COM-PO-SI-ÇÃO. Ação ou efeito de compor, formar um todo; Ação de constituir um todo; Disposição do que constitui um todo; constituição; Maneira como algo está ou se encontra disposto; organização; Forma pela qual os componentes se organizam em um todo.

O Laboratório de Composição Cênica – iniciativa de Tercer Abstracto, em parceria com o Teatro da USP – tem o objetivo de promover um estudo prático e coletivo acerca da composição da cena. 

Este laboratório é a parte do processo de criação de FIGURA HUMANA, terceira peça do Projeto Manifestos de Tercer Abstracto. A peça retoma as observações sobre a composição cênica desenvolvidas por Oskar Schlemmer, professor da oficina de teatro da Bauhaus, e as reelabora a partir do contexto social e político contemporâneo.

Como compor em cena? Como compor a cena? Com quais elementos podemos trabalhar para compor o todo?

Por meio de improvisações coletivas, praticaremos duas estratégias de composição:
1) Corporal: estudo das linhas do corpo, volume e extensão da massa corporal, trabalho com o gesto, relação entre corpo e geometria, relação entre corpos e objetos, etc.
2) Espacial: estudos das linhas do espaço e geometria associada aos pontos espaciais, movimento dos corpos no espaço, narrativa espaço-visual das imagens.

O último encontro do Laboratório consistirá em um ensaio aberto para o público.

A premissa é destacar a figura do corpo humano como mobilizador da arquitetura social e criar um novo vocabulário cênico a partir das manifestações e atos latino-americanos.

Confira o Work in Progress de FIGURA HUMANA aqui: https://youtu.be/RFUAiuWtetc

Tercer Abstracto é, mais que uma companhia, um programa de pesquisa e criação em teatro que surge em 2012, em Santiago (Chile), com o objetivo de investigar estratégias de encenação a partir das abstrações das artes visuais. Desde 2019, o coletivo se define como binacional, transitando entre territórios e corpos chilenos e brasileiros. Atualmente, com as premissas de pesquisar as transformações paradigmáticas das vanguardas artísticas do século XX e friccionar o campo das artes com as ciências, Tercer Abstracto desenvolve duas linhas de pesquisa: a Serie Abstracto [BERMUDA (2013), SUB.CERO (2014), ATACAMA (2015), TEOREMA (2016), CROMA (2017), TEMPO (2018), AZUL (2020)] e o Projeto Manifestos [CONVENÇÃO (2017) e ÉPICO (2021)].

Para saber mais sobre a prática de pesquisa e criação de Tercer Abstracto: www.tercerabstracto.com

INFORMAÇÕES SOBRE O LABORATÓRIO

 Quando? 8 encontros, de 4 a 27 de abril de 2022, às segundas e quartas, das 9h às 12h
*O laboratório exige 100% de presença.

Onde? TUSP (Anfiteatro Camargo Guarnieri – Campus Butantã), Av. Praça do Relógio, 309 – Butantã – São Paulo, SP

Vagas: 15 (quinze)

Protocolo COVID-19:  Será obrigatório o uso de máscaras de proteção durante todos os encontros e a apresentação de comprovante de vacinação. Recomendamos que levem suas próprias garrafas de água e álcool em gel.

Inscrições: Entre 15 e 25 de março, para se inscrever no Laboratório de Composição Cênica, preencha o formulário.

A quem está dirigido o Laboratório? O Laboratório está dirigido para atrizes e atores; profissionais, estudantes e/ou interessadas nas artes cênicas (teatro, performance, dança e artes circenses) com disponibilidade e interesse em participar de um laboratório de pesquisa prática sobre composição cênica.

Seleção: Para a seleção, levaremos em conta a carta de intenção, currículo e a busca por um grupo heterogêneo (idade, gênero, raça/etnia).

Resultado: A lista das pessoas selecionadas para o Laboratório será divulgada no dia 28 de março, no site do TUSP e no instagram de Tercer Abstracto (@tercerabstracto). As pessoas selecionadas também serão contatadas por e-mail.

Dúvidas e consultas: Encaminhar para tercerabstracto@gmail.com

Os comentários estão fechados.