contato

agenda

icons

Lançamento: TEATRO SOB FOGO CRUZADO, de Tin Urbinatti

280537582_4923027851078313_7877409610087166850_nAlameda Editorial e o TUSP convidam todas e todos para o lançamento do livro TEATRO SOB FOGO CRUZADO, de Tin Urbinatti.

O evento ocorrerá quarta-feira, dia 25/05, às 19h, na Sala Experimental do TUSP, na R. Maria Antônia, 294 – Vila Buarque, São Paulo, com sessão de autógrafo, apresentação de esquetes, leituras e roda de conversa com autor e participantes.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Sobre o livro: O livro procura narrar a trajetória do Grupo de Teatro da Ciências Sociais (GTCS), no período que se inicia em 1972 e se estende até 1979 – data de reconstrução da União Nacional dos Estudantes (UNE) – quando da apresentação do espetáculo “A UNE Somos Nós, Nossa Força, Nossa Voz!”, em Salvador (BA). Mesclando-se à narrativa sobre a produção do grupo, o leitor encontrará o contexto histórico do período pós-AI-5, com suas conhecidas consequências políticas e sociais: censura, perseguições políticas, exílios, prisões, torturas, mortes.

Da mesma forma, os relatos sobre os vários trabalhos desenvolvidos pelo grupo, em sintonia com esse contexto, revelam ainda processos de preparação técnica e artística desenvolvidos: estudos de estética (as contribuições de Marx, Engels, Brecht, Lucáks, Adorno, Fischer e outros), expressão vocal, improvisação, interpretação a partir do método stanislaviskiano, ou seja, as ferramentas necessárias para o fazer teatral.
Assim, o texto apresenta o processo de preparação das peças e esquetes que foram encenadas, desde o famoso “Que Fazer?, ou seja, Que peça montar ou escrever?”, tão comum aos grupos teatrais, até o enfrentamento da repressão e os sensacionais dribles aplicados pelo movimento estudantil aos órgãos repressivos.
Destaque-se, ainda, que praticamente todos os trabalhos encenados nasceram das preocupações do grupo em questionar e responder aos abusos, às arbitrariedades e às pressões do estado ditatorial brasileiro. Procurava-se fornecer, a partir do trabalho artístico, uma visão crítica que pudesse contribuir para o avanço do movimento estudantil na luta contra a ditadura civil-militar.
Sobre o autor: José Alberto Urbinatti, mais conhecido como Tin Urbinatti, exerceu militância política junto ao movimento estudantil da USP. Ator, roteirista e dramaturgo, Tin interpretou na peça teatral Lembrar é Resistir, obra que trata sobre a realidade vivida pelos presos políticos que ficam detidos no Deops/SP na época da ditadura.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#ditaduramilitar #regimemilitar #artes #teatro #usp #une #artescênicas #artistas #resistência #livros #alamedaeditorial

Ver menos

Os comentários estão fechados.