contato

agenda

icons

Bordados de Corpus | Ações Performativas 2022

slide

Em setembro de 2021 deu-se o início o projeto Bordados de Corpus – um encontro entre pesquisadores do Laboratório de Dramaturgia do Corpo (LADCOR) do PPGAC da ECA/USP com as mulheres da Ocupação José Bonifácio 237. Esta primeira ação desse grupo ligado ao Movimento de Moradia foi um desafio coordenado pela artista e professora Helena Bastos e a equipe formada por Layla Cesare Trindade, Luanda Vilella de Castro, Maria Tendlau, Marcial Lourenço Macome e Vanessa Macedo, além de Flávia Bertinelli, do grupo de pesquisa “O Círculo”, também do PPGAC da ECA/USP.

Bordados de Corpus tinha um foco específico: reunir as mulheres da Ocupação e criar um espaço de escuta no qual elas pudessem compartilhar situações de violência, memórias e experiências pessoais, num ambiente sensível, poético e criativo que buscasse a potencialização dessas vidas.

Aulas de dança, canto, teatro, jogos, brincadeiras, conversas, bordados – uma série de proposições moveram esses encontros pedagógicos e artísticos, que acontecem sempre nas manhãs de domingo. Regina, que está na Ocupação há 9 anos, demonstra seu afeto pelo projeto: “nem sei como vou fazer depois que acabarem esses encontros. É um aprendizado.”  Paloma, moradora há 10 anos, comenta que o projeto tem permitido a ela e a outras mulheres refletir sobre autoconhecimento, autocuidado.

Depois de 10 meses, o grupo caminha para uma nova fase – a criação do que chamam de “ações performativas”, no qual compartilharão em alguns espaços da região central de São Paulo – o Teatro da USP, o Espaço Kasulo de Arte e a Oficina Cultural Oswald de Andrade – um pouco do percurso deste quase um ano de atividades continuadas na Ocupação.

A partilha das primeiras ações performativas busca publicizar o projeto e – mais ainda – assumem a função de construir, deslocar e evidenciar gestos de denúncia:
Denúncia da precariedade. Denúncia da violência. Denúncia da omissão do poder público.
Denúncia da ausência de políticas efetivas que assegurem direitos básicos. Políticas que assegurem a vida!

 Bordados de Corpus “Ações Performativas” | Gratuitas

-Ação Performativa I: 24 de julho de 2022, 17h
TUSP: Sala Experimental | 
R. Maria Antônia, 294 – Vila Buarque, São Paulo – SP, 01222-010

-Ação Performativa II: 7 e 14 de agosto de 2022, 10h
Espaço Kasulo de Arte | 
R. Sousa Lima, 300 – Barra Funda, São Paulo – SP, 01153-020

 -Ação Performativa III: 30 e 31 de agosto/1 e 2 de setembro de 2022, 20h
Oficina Cultural Oswald de Andrade | Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro, São Paulo – SP, 01123-001

 “Bordados de Corpus: Depoimentos gerados por mulheres no distanciamento social” foi um dos projetos selecionados pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária no Edital 02/2021: Inclusão Social e Diversidade na USP e em Municípios de seus Campi, ligado aos objetivos da Agenda 2030 da ODS/ONU.

 INTEGRANTES DO PROJETO

- LADCOR: Helena Bastos; Vanessa Macedo; Marcial Lourenço Macome; Layla Cesare Trindade; Luanda Vilella de Castro.

- O Círculo: Flávia Bertinelli Almeida.

- Orientadora de Arte Dramática do TUSP: Maria Tendlau

- Participações especiais: Gilvana de Lima Barbosa, Maria de Lourdes de Jesus Sousa;  Maria Izabel Ferreira;  Paloma Gonçalves dos Santos;  Regina Aparecida da Silva

- Coordenadora Geral do MMCR Jomarina Abreu Pires da Fonseca e Assistente Social e Mediadora com a Ocupação Maria da Conceição Soares.

Os comentários estão fechados.