contato

agenda

icons

Lançamento: “Textos Escolhidos”, de Aimé Césaire

Na próxima quarta-feira (17/08), 19h, a Editora Cobogó realiza no TUSP  o lançamento em São Paulo do livro “Textos Escolhidos: A Tragédia do Rei Christophe / Discurso sobre o Colonialismo? / Discurso sobre a Negritude”, de Aimé Césaire.

Acompanha o evento uma leitura dramática e uma conversa sobre a obra de Césaire, A conversa tem por convidados os professores Jaqueline Lima Santos (Unicamp), Omar Ribeiro Thomaz (Unicamp) e José Peixoto de Azevedo (USP), vice-diretor do TUSP e coordenador da coleção Encruzilhada da Cobogó, mediador da conversa.

Os atores e dramaturgos Filipe Celestino e Jhonny Salaberg, da companhia O Bonde, apresentam a leitura dramática de um trecho da peça “A tragédia do rei Christophe”, ambientada no Haiti do início do século XIX.

Saiba mais sobre “Textos escolhidos: A tragédia do rei Christophe; Discurso sobre o colonialismo; Discurso sobre a negritude” no site da editora!

_
#editoracobogo #aimécésaire #aimecesaire #colecaoencruzilhada #tusp #teatrodausp #dramaturgia #obonde #negritude #pensamentodecolonial

Jaqueline Lima Santos é doutora em Antropologia Social pela Unicamp e Harvard Alumni Fellow. Atua como professora, pesquisadora e consultora nas áreas de equidade, raça, gênero, diversidade, educação, infância e juventude, história e cultura afro-brasileira e africana e PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa). Coordena a Linha de Pesquisa Hip-hop em Trânsito do Centro de Estudos de Migrações Internacionais da Unicamp (CEMI Unicamp).

Omar Ribeiro Thomaz é professor livre-docente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e do Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp. Trabalhando na intersecção entre pós-colonialismo e pós-socialismo, e atento às profundas transformações contemporâneas de uma perspectiva etnográfica e histórica,  pesquisa e orienta em distintos contextos africanos, Caribe e Europa Central e Oriental. Entre suas publicações, destaca-se Ecos do Atlântico Sul; Os outros da colonização; Da crise às ruínas; O tempo e o medo (no prelo).

José Fernando Peixoto de Azevedo (São Paulo, SP, 1974). Doutor em filosofia pela USP, é diretor, dramaturgo, pesquisador e professor da Escola de Arte Dramática (EAD) e do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão, ambos da Escola de
Comunicações e Artes da USP. Fundou em 1997 o Teatro dos Narradores, onde realizou Cidade vodu (2016) e Cidade fim, cidade coro, cidade reverso (2011), entre outros, e colabora com grupos, como Os Crespos. Publicou Próximo ato: teatro de grupo (Itaú Cultural, 2011), e organizou com Antônio Araújo e Maria Tendlau, Eu, um crioulo (coleção Pandemia, Editora n-1, 2018). É coordenador da coleção Encruzilhada da Cobogó.

Filipe Celestino é multiartista, formado pela Escola Livre de Teatro de Santo André. É co fundador e ator do O Bonde. Atua como interprete criador em diversos coletivos de teatro da cidade de São Paulo. Pesquisa as reverberações e recepções do corpo negro na cena teatral, musical e nas artes visuais. É dramaturgo premiado no 8° edital de dramaturgia em pequenos formatos cênicos do CCSP. É colagista e verticaliza sua pesquisa na ancestralidade e subjetividade negra.

Jhonny Salaberg é ator e dramaturgo. Natural de Guaianases, extremo leste de São Paulo. Formado pela Escola Livre de Teatro de Santo André. Membro fundador do grupo de teatro negro O Bonde. Autor de três livros de Dramaturgia. Possui diversas peças montadas em parceria com companhias de teatro de São Paulo. Pesquisa e realiza trabalhos que unem artes cênicas e discussões sobre o contexto étnico-racial no Brasil. Suas criações são premiadas e adotadas como referência e material de estudo em Universidades Federais/Estaduais, Escolas de Teatro no Brasil, bem como estudos de teatro negro na França e Noruega.

Os comentários estão fechados.