contato

agenda

icons

Lançamento: “Sobre Antigas Formas em Novos Tempos”, de Julian Boal

julian-boal-SP

Quarta-feira, 24 de agosto,  19h, acontece aqui no Teatro da USP o lançamento, pela Hucitec Editora, do livro “Sobre antigas formas em novos tempos: o Teatro do Oprimido hoje: entre ‘ensaio da revolução’ e técnica interativa de domesticação das vítimas”, de Julian Boal, com presença do autor e dos convidados Maria Rita Kehl, psicanalista e jornalista , Marco Antonio Rodrigues, encenador e pedagogo, e Douglas Estevam, integrante do coletivo nacional de cultura do MST.

Julian Boal, militante do Teatro do Oprimido, encarou neste trabalho o desafio de reconstituir a proposta desde seus pressupostos históricos e teóricos, examinando tanto as raízes quanto o estimulante quadro contemporâneo, do Brasil à Índia, passando por Europa e Estados Unidos. Indica suas enormes possibilidades, mas também algumas de suas mais graves apropriações e desfigurações ideológicas. São derrotas que vivemos há muito tempo.

As formas de arte são perecíveis, dizia W. Benjamin. O que nos foi dado assistir não foi tanto a morte de certas formas, mas a completa transformação de seus sentidos pela mudança de conjuntura, conjuntura que abarca tanto a macroeconomia quanto a nossa subjetividade. Como está mudança afetou o Teatro do Oprimido? Que será dele e dos seus usos em tempos neoliberais? Como se deu, dentro do Teatro do Oprimido, a passagem de um tempo de ditaduras e partidos centralizados ao extremo a outro, de Facebook e democracias alegadamente participativas? Por que se deu sua extraordinária expansão pelo mundo junto com a relativa diluição de seu capital crítico?

Como convém a um pensador comprometido com a práxis e exigente ao extremo, Julian ainda aponta limites, inclusive de ordem teórica, de algumas das técnicas do TO, a começar pela mais frequentemente mobilizada, o Teatro Fórum. Esta é a marca do pensamento dialético: sem temer a verdade, enunciá-la e no mesmo processo descortinar os horizontes da luta que continuam sendo promissores e por isso mesmo férteis, por maiores que sejam os obstáculos.}

“Sobre antigas formas em novos tempos: o teatro do oprimido hoje: entre “ensaio da revolução” e técnica interativa de domesticação das vítimas”, de Julian Boal

1.ª edição, Hucitec, 2022 | 326 p. | Coleção Teatro, 119  | ISBN: 978-85-8404-289-0

 

Os comentários estão fechados.