contato

agenda

icons

Oficina: TEATRALIDADES NEGRAS, com Salloma Salomão // DIASPÓRICAS: RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS

Teatralidades negras: corpas/os, espaços, vozes e movimentos. Uma pausa reflexiva/ativa num ponto e canto da cidade. Projetos de futuro em criação coletiva. O teatro como plataforma para pensar-recriar-fazer existências negras num mundo quase inviável. Tratar de forma leve uma longa experiência criativa, de maneira a criar caminhos de afetividade cênica e acessibilidade teórica pelas quais as escritas negras de Leda Maria Martins e Adriana Paixão sejam os principais roteiros de leitura e interpretação. 

Confira a lista dos selecionados aqui!

Oficina: 12, 13, 14, 15 de setembro (50 vagas); palestra: 16 de setembro, sempre das 14h às 17h // Programação gratuita // Inscrições para a oficina até 9/set. pelo formulário disponível em: https://forms.gle/JxrANZxLi6G6HFh96

TEATRALIDADES NEGRAS, com Salloma Salomão, é a primeira das DIASPÓRICAS: RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS, sequência de ações composta de uma oficina, entre os dias 12 e 15 de setembro, com 50 vagas (inscrições via Google Forms) e, no dia 16 de setembro, uma palestra aberta ao público interessado, sempre das 14h às 17h. A intenção é estabelecer bases para a constituição de um campo de atividades no TUSP voltado para as práticas e pesquisas em torno dos teatros negros e das teatralidades e performatividades de matrizes afrodiaspóricas, mais uma vez em parceria com o Centro MariAntonia da USP.

 Salloma Salomão é músico, performer, historiador e pesquisador. No campo das artes negras, é, sem dúvida, um mestre, no sentido que as tradições de matrizes africanas dão ao título. Portador de um conhecimento produzido a partir de uma inscrição efetiva numa vivência que faz ver o sentido próprio do que se entende por ancestralidade: o passado não como um dado a ser retomado, mas a experiência sempre atualizada de um convívio efetivo com práticas, ritos, narrativas, sonoridades, perspectivas, e outros mestres.

Doutor em História pela PUC São Paulo, Salloma tem como especialidade temas como: culturas musicais de origem africanas; dramaturgia e teatro negros; políticas e práticas culturais negras no século XIX e XX; Identidades étnicas e movimentos negros urbanos; sociabilidades negras em São Paulo; e musicalidades africanas. Suas produções mais recentes tratam de dramaturgias e teatros negros no Brasil, em parcerias com os grupos Coletivo Negro e Cia Capulanas de Arte Negras. Tem 6 CDs gravados, 3 DVDs, dois livros autorais e é colaborador de revistas e grupos de pesquisa acadêmica e artística. Produz e executa eventos artísticos de temática negra e afrodiaspórica. Em 2020, produziu a trilha sonora do filme Todos Os Mortos, indicado ao Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale). Com o mesmo filme, recebeu o Prêmio Kikito (2020), do Festival de Cinema de Gramado. Recentemente estreou no teatro como ator nas peças Agosto na Cidade Murada, Gota D’Água Preta e Fuzarca dos descalços. Em 2021 publicou o livro infantil As Aventuras do pequeno Samba e o livro-ensaio Pretos, Prussianos, Índios e Caipiras.

salloma v2

 

Os comentários estão fechados.