contato

icons

ANTES DO TEMPO EXISTIR | TUSP Butantã

slideshow 23

TUSP Butantã, nossa sala no Centro Cultural Camargo Guarnieri, recebe entre 30 de novembro a 04 de dezembro (quarta a domingo), 20h,  uma mini temporada GRATUITA do projeto Antes do Tempo Existir.

Ingressos gratuitos na data da apresentação (sujeito a lotação), ou reserve já seus convites pelo instagram do projeto (@outramargem.art) ou pelo email producao@outramargem.art, enviando nome completo e data pretendida.

Antes mesmo do tempo existir, a memória longínqua originária presente nos povos indígenas sempre mostrou a complexidade da vida e a necessária reciprocidade das existências no planeta.
Esses povos reverenciaram a beleza do mundo em seus corpos, dançando e cantando para entrar no ritmo do planeta.

Ainda que a sociedade urbana esteja no tempo da urgência, onde toda a cronologia é pautada para a produção capitalista, a ancestralidade é atuante. Quando o antropocentrismo gera ameaça no mundo, degradando o ambiente, poluindo o ar, queimando a floresta ou destruindo o rio, todos os seres que habitam o planeta ficam chateados e podem vingar dos humanos emanando doenças, provocando terremotos e furacões.

Diante do tempo cronológico que reduz a memória ao individualismo e faz o humano esquecer o sentido primeiro do existir, ou seja, do ar que respiramos, da água que bebemos, da origem natural de tudo o que é vida; nós nos perguntamos: ainda é possível uma negociação com o mundo?

A idealização do Antes do tempo existir acontece a partir de uma constelação de encontros e trocas artísticas entre a artista Andreia Duarte e líderes, pensadores e artistas indígenas, como Ailton Krenak, Davi Kopenawa, Denilson Baniwa, Jaider Esbell, Naine Terena, Zahy Guajaraja e tantos outros.

As trocas geradas nesses encontros ilustraram o desejo da cena na forma de rabiscos em caderno, fundando o conceito do trabalho especialmente entre os anos de 2019 a 2021.

Toda a elaboração foi sendo concretizada com a formação do coletivo de criação e produção. Mais detalhes sobre o trabalho, que estreou na MITsp 2022, podem ser acessados em: https://www.antesdotempoexistir.art/

Direção geral e concepção | Andreia Duarte

Direção cênica e dramaturgia | Kenia Dias e Ricardo Alves Jr.

Dramaturgia | Andreia Duarte, Kenia Dias e Ricardo Alves Jr

Artistas em cena | Andreia Duarte, Denilson Baniwa, Lilly Baniwa e Rosa Peixoto

Criação coletiva | Todos os artistas envolvidos. Destaque para Jaider Esbell (in memorian) e Zahy Guajajara que estiveram presentes na primeira imersão.

Textos | Artistas em cena

Assistente de direção e iluminação | Lucas Pradino
Trilha sonora | Barulhista
Espaço Cênico e Figurino | Renato Bolelli
Cosmos e Performance Pajé Onça | Denilson Baniwa
Criação de vídeo e coordenação técnica | Rodrigo Gava
Oficina de voz | Silvana Stein
Direção de produção | Juliana Pautilla
Produção | André Lucena (2021 / 2022)
Produção técnica local | Victor Gally (SP Escola de Teatro) | Will Zimolo (Biblioteca Mário de Andrade)
Cenotécnica e costura | Enrique Casas
Operação de luz e vídeo | Lucas Pradino, Ricardo Barbosa
Comunicação visual + desenvolvimento do site  | Casaplanta | Amanda Dafoe
Fotografia | Amanda Dafoe, Francio De Holanda, Guto Muniz, Paulo Salles, Ricardo Alves Jr, Silvia Machado
Edição de vídeo | Gabriel Veronezzi
Difusão internacional / international diffusion | Natália Machiavelli
Catering | Cléria de Oliveira Moura
Parceria | Casaplanta | Móbili | SP Escola De Teatro | Translapas
Apoio Cultural | Goethe-Institut | Biblioteca Mário de Andrade
Co-realização | Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo através da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc | MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo
Realização | OUTRA MARGEM

Os comentários estão fechados.