contato

icons

Encontro: Pensar/Fazer o Teatro Universitário

Encontro pensarfazerteatrouniversitario

Evento concebido em conjunto pelo TUSP Butantã e o Grupo de Estudos em Curadoria das Artes Cênicas, em uma parceria que visa o fortalecimento e a integração das iniciativas de grupos fazedores de teatro dentro do território da Universidade de São Paulo.

Ao longo dos dias 23, 24 e 25 de março de 2023 acontece na sala do TUSP Butantã no Centro Cultural Camargo Guarnieri o encontro PENSAR/FAZER O TEATRO UNIVERSITÁRIO, série de debates acerca dos desdobramentos da produção atual em teatro na Universidade, suas dificuldades, suas características e as aproximações com o teatro historicamente universitário. Ocorrerão também aulas especiais abertas com importantes nomes das artes cênicas, como Eleonora Fabião, Celso Frateschi, Janaína Leite, entre outros. E finalizando cada um dos três dias acontecem compartilhamentos de processos criativos e obras de coletivos que pensam e fazem teatro dentro da USP, cada um de um modo único e com estéticas e perspectivas próprias.

O evento é gratuito e aberto ao público, na sala do TUSP Butantã, no Centro Cultural Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109 – campus Butantã, São Paulo, SP).

Confira a seguir os eventos de cada dia:

quinta, 23/3:

• 14h00-14h30 // Abertura: Boas-vindas e apresentação // Maria Tendlau (tusp), Mireille Antunes e Carol Cax (grupo de estudos em curadoria das artes cênicas)
  • 14h30-16h00 // Debate 1: Teatro Universitário ou Teatro na Universidade? De onde viemos, onde estamos e para onde vamos // Abílio Tavares (prceu) e Galiana Brasil (ponte de teatro universitário do itaú cultural); Mediação: Danni Vianna
  • 17h-18h30 // Aula Especial 1: Produção Teatral e seus Territórios Instáveis // Marcos Felipe (cia. mungunzá)
  • 19h30-21h30 // Compartilhamento Cênico 1 // Pegadas na Neblina (fflch-usp) e Matamoscas (cac-usp)

sexta, 24/3

• 15h00-16h30 // Debate 2: Teatro com a universidade ou teatro contra a universidade? Risco, experimentação e posicionamento político // Helô Badu (artista multilinguagem e estudante de mestrado no ppgac-usp) e Vicente Antunes (pesquisador), mediação: Carol Cax
  • 16h30-18h30 // Aula Especial 2: Prática de integração teatral. O território que nos une // Celso Frateschi (ator, diretor, professor e fundador do teatro ágora)
  • 19h30-21h30  // Compartilhamento Cênico 2 // Química em Ação (iq-usp) e Endêmica Coletiva (cac-usp)

sábado, 25/3

• 14h00-15h30 // Debate 3: Teatro depois da Universidade: O que levamos? // Janaína Leite (performer, doutora em artes cênicas pelo ppgac-usp e fundadora do Grupo XIX de Teatro) e Nina Ramos (formada no cac-usp e membro da ong movimentarte); Mediação: Mireille Antunes
  • 16h00-18h30 // Aula Especial 3: O Que Eu Aprendo Com O Outro?  Territórios do Afeto e do Encontro // Eleonora Fabião (performer, doutora em estudos da performance e professora da ufrj)
  • 19h30-21h30 // Compartilhamento Cênico 3 // Vaca Esférica (física-usp) e Coletive Avertere (cac-usp)

Os comentários estão fechados.