contato

agenda

icons

Prometheus – a tragédia do fogo recebe o Prêmio Shell de Teatro

O espetáculo Prometheus – a tragédia do fogo, que concorreu em três categorias, foi o vencedor do 24º Prêmio Shell de Teatro na categoria Música, com direção de Gregory Slivar. Prometeus, da Cia Teatro Balagan, esteve em cartaz no Teatro da USP de outubro a dezembro de 2011.

Entregue na noite do dia 20 de março o 24º Prêmio Shell não destacou um único trabalho, contemplou de maneira equilibrada a cena alternativa paulistana.

Nesta 24ª edição não houve um “super vencedor”, com exceção de “O Jardim”, da Cia Hiato, que venceu nas categorias autor e cenário, todos os outros vencedores foram contemplados em uma única categoria, o que destaca a concorrência e não a disparidade na qualidade dos trabalhos.

[nggallery id=4]

Sobre o Prêmio

O Prêmio Shell, que é a maior premiação do teatro nacional, foi criado em 1988 e todos os anos premia os maiores destaques das temporadas teatrais de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Uma marca registrada da premiação é o troféu criado pelo artista plástico Domenico Calabroni, em forma de concha dourada, inspirado na logomarca da Shell.

Cada uma das nove categorias – autor, diretor, ator, atriz, cenário, iluminação, música, figurino e categoria Especial – recebe, além do troféu, uma premiação individual de oito mil reais.

Nesta edição da premiação os jurados de São Paulo foram o professor e pesquisador Alexandre Mate, o jornalista Valmir Santos – atualmente na revista Bravo, a autora e jornalista Marici Salomão, o pesquisador e professor Mario Bolognesi e a atriz, dramaturga e diretora Noemi Marinho.

Sobre Gregory Slivar

O vencedor Gregory Slivar é diretor musical formado em Composição pela Unicamp, onde também estudou violino. Realizou diversos concertos em Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, e teve suas peças executadas em vários estados do país em rádios e eventos ligados a música contemporânea.

Slivar assinou a concepção sonora de 14 espetáculos, a maioria deles dirigidos pela diretora Alice K. Teve também seus trabalhos premiados por seis vezes em festivais nacionais de teatro.

Em 2009 teve suas músicas tocadas na peça Você da cia de Teatro LUME sob a direção de Tadashi Endo, e na peça Tragicomédia de um Homem Misógino na direção de Andre Guerreiro Lopes.

Além da premiação no Shell, Slivar foi indicado ao prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro 2011 na categoria projeto sonoro pelo espetáculo Prometheus – a tragédia do fogo.

Confira na próxima página a lista completa de premiados do 24ª Prêmio Shell de Teatro de São Paulo

Páginas: 1 2

Os comentários estão fechados.