contato

agenda

icons
CicloX Neste décimo ciclo,  o TUSP dá continuidade às “Realidades incendiárias”: textos que tratam da situação-limite, que obriga personagens a tomadas de posição radical. A resposta necessária surge da repressão – ideológica, social, racial. A faísca que nasce e gera a chama que incendeia a realidade e a transforma. Em algumas peças, a ideia de incêndio é literal – em outras, se apresenta de maneira simbólica, interiorizada. Explícita ou não, a ebulição dos conflitos está presente ao longo de todo ciclo.

Textos do ciclo :

A Garota Palestina (Filmando Magda) – Joshua Sobol (1985)
No texto A garota Palestina (Filmando Magda) é usada a metalinguagem envolvendo a vida de atores judeus e palestinos e seus personagens numa produção de um filme para televisão, onde Joshua Sobol aponta a pacificação desses dois povos neste microcosmo artístico de aprendizagem da contracenação.

A Missão – Heiner Muller (1979)
A peça apresenta três homens – um nobre, um camponês e um escravo – que pouco tempo após a revolução francesa, são enviados à Jamaica como emissários governamentais para liderar uma revolta de escravos. Esta missão é um grande fracasso, como já indica o prólogo, e mais adiante vemos que cada um destes três personagens é uma brilhante alegoria para os ideais da revolução.

A Morte de Danton – Georg Büchner (1835)
Büchner tinha 21 anos em 1835, quando escreveu A Morte de Danton, considerada hoje por parte da crítica como o primeiro drama realista alemão. Certa vez o autor escreveu: “Estudei a história da Revolução. Senti- me como que esmagado sob o horrível fatalismo da história”. Büchner situa a peça durante os últimos dias da existência do revolucionário Danton, condenado a guilhotina. A morte de Danton atraiu imediatamente a atenção pela inovação da forma e pelo questionamento de problemas que naquela época eram evitados.

Combate de Negro e Cães – Bernard-Marie Koltès (1979)
O palco se transforma em um canteiro de obras numa floresta da África Ocidental, onde estão os engenheiros brancos Cal e Horn, tentando conviver com a solidão, até que o mais velho deles chama uma mulher, Leone, de Paris, para lhes fazer companhia. Surge então Alboury, um homem negro que veio reclamar o corpo do seu irmão supostamente morto num acidente, mas ninguém parece querer entregá-lo. Koltès, um dos dramaturgos modernos mais inovadores e dos mais singulares propõe um laboratório de pesadelos e insatisfações, onde a intriga está reduzida ao mínimo.

Fahrenheit 451 – Ray Bradbury (1978)
Um governo totalitário que proíbe qualquer livro ou tipo de leitura. Bombeiros que ao invés de apagar incêndios queimam livros em nome do dever. Tudo é controlado e as pessoas só têm conhecimento dos fatos por aparelhos de TV. Na peça de Ray Bradbury, Guy Montag é um bombeiro que acaba se envolvendo com Clarisse McLellan, uma apaixonada pela literatura, o que o leva a ler livros de forma clandestina, alterando sua perspectiva em relação ao mundo que o cerca e suas regras.

Fuenteovejuna – Lope de Vega (1618)
A peça do início do séc. XVII aponta o período de Absolutismo do seu autor, mas tem igualmente a ver com qualquer época em que os alguns seres humanos continuem abusando do poder para tirar proveito dos mais fracos. A trama culmina num tiranicídio, e esse era o ponto final da história: quando é vítima da opressão, o povo tem o direito de reagir, inclusive com a morte do opressor.

Jogos na Hora da Sesta – Roma Mahieu (1976)
Um grupo de crianças brincam em uma praça, enquanto seus pais fazem a sesta. Através das brincadeiras, aparentemente inofensivas, elas refletem sobre o que lhes é transmitido pelos pais que vivem sob um estado de exceção. A peça foi escrita pela polonesa Roma Mahieu, radicada na Argentina durante o período conhecido por Guerra Suja, com trinta mil oposicionistas desaparecidos entre 1973 e 1983.

Novas Diretrizes em Tempos de Paz – Bosco Brasil (2001)
A ação se passa na sala de imigração portuária do Rio de Janeiro na década de 40. Um imigrante é interrogado por um agente alfandegário e ex-torturador da política Vargas. Um grande embate ideológico que discute a condição humana e os horrores do preconceito político e racial, onde cada oponente procura buscar e negar suas diversas identidades.

O Balcão – Jean Genet (1956)
Na obra de Jean Genet, os clientes de um bordel vivenciam aventuras erótico-fantasiosas onde experimentam serem outras pessoas como bispos, juízes e outras figuras de diferentes camadas sociais. Durante uma revolução o bordel – com seu jogo de aparências e ilusões – traz a tona todos os defeitos e limitações da sociedade que espelha.

Os Inimigos – de Máximo Gorki (1906)
Escrito logo após a Revolução de 1905, só foi encenada por Piscator na Berlim dos anos vinte. O cenário praticamente é o mesmo de O Jardim das Cerejeiras, de Tchekhov. Skrobotov e Bardin possuem uma fábrica, onde um é reacionário e o outro liberal. Os funcionários pedem pela demissão de um capataz brutal e odioso, e a apartir daí desenrola-se um conflito de classes e interesses sociais.

O Interrogatório – de Peter Weiss (1965)
Em Frankfurt, durante vários meses de 1964 e 1965, ocorreu o processo que julgou os acusados do massacre em Auschwitz. Weiss, que acompanhou como observador anônimo, escreve O Interrogatório em 1965, indo contra as críticas e avisos de que se deveria esquecer aquela “vergonha nacional”. O autor pesquisou atas do processo e muitas vezes aproveitou declarações quase ao pé da letra, explorando dramaticamente os limites do documental.

Roberto Zucco – de Bernard-Marie Koltès (1988)
No centro da obra de Bernard Marie-Koltés está Roberto Succo, serial killer italiano que nos anos 80 matou seus pais, cometeu outros crimes e assassinatos, causou pânico e admiração na Europa e foi considerado inimigo número 1 na Itália, França e Suíça. Na peça, situações reais e ficcionais se misturam, numa narrativa fragmentada e onírica, numa Europa desestruturada do fim do século XX.

  1. Adorei seu conteúdo Parabéns, bem completo e dinâmico.
    Era exatamente o que eu estava buscando na internet e
    todas as minhas dúvidas foram tiradas aqui. Muito sucesso e
    gratidão!

  2. Parabéns pelo site!

    ótimo conteúdo.

    Desejo-lhes sucesso.

  3. Muito bom!! parabéns pelo conteúdo.
    Vou compartilhar com amigos.

  4. muito legal esse site parabéns pelo conteúdo.

  5. muito legal esse site parabéns pelo conteúdo.

  6. muito legal esse site parabéns pelo conteúdo. Your content is
    very good. i like so much all about it

  7. Cada postagem reflete um conteúdo valioso e envolvente,
    demonstrando o conhecimento e paixão que você tem
    pelo que faz. Agora, imagine potencializar seus resultados
    com um novo site profissional, responsivo e de alta
    qualidade. Com uma presença online impactante, alcançará
    um público ainda maior e obterá melhores resultados para o
    seu negócio. Não perca esta chance! Convido-o(a) a
    solicitar um orçamento para a criação do seu site
    personalizado. Juntos(as), iremos concretizar suas metas e
    objetivos, alcançando o sucesso merecido. Vamos
    transformar sua visão em realidade e impulsionar seu
    empreendimento para o próximo nível!
    ‘https://bit.ly/siteprofissionalsobmedida’ (ou copie e cole,
    sem aspas, no seu navegador)

  8. Gostei do conteúdo, muito bom o seu site. Inclusive
    voltarei mais vezes aqui para ver mais posts como esse. :)

    Foi com esse guia essencial que eu me tornei um expert
    em suculentas, veja sobre:
    https://bit.ly/expertemsuculenta

  9. Estou impressionado com a profundidade deste texto!
    Abordagem perspicaz e informações valiosas tornam a
    leitura envolvente. Parabéns pela qualidade excepcional do
    conteúdo apresentado. Este artigo é uma verdadeira fonte
    de inspiração e conhecimento.

  10. Que conteúdo incrível! Rico em detalhes e extremamente
    envolvente. Parabéns pela qualidade excepcional do
    material apresentado, é inspirador e esclarecedor. Este post
    é uma verdadeira fonte de conhecimento e merece
    destaque!

  11. gostei muito do seu site parabéns. I like so much your
    website, verygood content. i will follow you :)

Deixe uma resposta