contato

agenda

icons
leituras2014 capital

No décimo primeiro ciclo foram abordadas as peças do autor alemão Bertolt Brecht que investigam, sob a ótica estético-política, modos de resistência à chamada “época da contrarrevolução”, instaurada com a ascensão e consolidação da Alemanha Nazista.

O TUSP também realizou uma experiência prático-teórica com a atriz e diretora argentina Laura Brauer. A diretora pesquisou as técnicas do ator de Bertolt Brecht na Academia de Arte de Berlim.

Textos do Ciclo:

A Mãe (1930-31/1932)
Pelagea Vlassova é envolvida pelo próprio filho, metalúrgico, nas lutas de classe e toma consciência dos papéis sociais que desempenha. Após a prisão de seu filho decide se alfabetizar e a desempenhar diversos papéis para continuar a luta. Passa de mãe apaziguadora e pacifica a militante que, mesmo na pior das perdas, encontra força em suas ideias para continuar sua luta.

O Voo Sobre o Oceano (1928-29)
Baseado no voo de Lindbergh, trata-se de um ensaio sobre o progresso de um homem (de nome omitido) louvando a vitórias, as construções de máquinas, a técnica e a glória dos feitos históricos. Adversários manifestam a intenção de derrotar o aviador por conta de seu atrevimento, mas o objetivo do homem de vencer os medos primitivos fala mais alto.

A Peça Didática de Baden-Baden sobre o Acordo (1928-29)
Quando uma aeronave é avariada, os três mecânicos e um aviador acidentados são submetidos a três inquéritos por uma multidão para determinar se o homem ajuda o homem. Faz contraposição a O Voo sobre Oceano.

A Exceção e a Regra (1929-30)
Em uma viagem pelo deserto, a hierarquia entre as pessoas é posta no limite ante as dificuldades naturais. Após acontecimentos conflituosos e mesmo acidentais, um julgamento ocorre no qual a justiça é problematizada e se torna regra. A surpresa consiste em identificar as exceções às regras.

Horácios e Curiácios (1933-34/1958)
Peça para crianças que tem por tema a dialética, possuindo um coro feminino e masculino, tradicional no palco chinês. Os exércitos dos horácios e dos curiácios se organizam quando os curiácios resolvem atacar a cidade dos horácios. Os curiácios parecem vencer com arcos e lanças e os horácios, com suas espadas, batem em retirada. Mas a perseguição dispersa o exército curiácio, que agora pode ser vencido pelos horácios espadachins em duelos singulares.

Terror e Miséria no Terceiro Reich (1935-38)
Ambientada na Alemanha nazista, a peça traz episódios curtos de histórias que retratam a brutalidade do homem nazista, o medo da traição, a desconfiança da própria família, o embate com adversários, a Juventude Hitlerista, os campos de concentração, o Serviço de Inverno e a possibilidade da guerra.

Aquele que diz Sim, Aquele que diz Não (1929-30)
São duas peças conjuntas e praticamente iguais, estruturadas em torno de uma expedição nas montanhas guiada por um professor, sem lugar ou tempo definidos. Um aluno, cuja mãe está doente, também adoece durante a viagem. O costume dita que os demais expedicionários devem lançá-lo no vale. Apenas o final das peças muda: o rapaz é lançado no vale ou se instituirá um novo costume?

A Padaria (1929-30)
Meininger, o dono da padaria, pede à sua zeladora, a viúva Queck, para encomendar um carregamento de lenha para ele. Quando o banco executa sua hipoteca, Meininger renega sua encomenda, e a pobre mulher fica ameaçada de total ruína. Uma moça do Exército da Salvação Miss Hippler e um comunista, Washington Meyer, tentam ajudá-la, enquanto um coro de desempregados comenta a ação.

Fragmentos Fatzer (1929)
Sinteticamente, a peça narra as aventuras de quatro soldados alemães desertores durante a Primeira Guerra Mundial, liderados por Johann Fatzer. No entanto, o texto inacabado é um material fecundo para avaliar um momento-chave do percurso artístico e político de Bertolt Brecht da década de 1920.

  1. Recomendo vivamente o seu blog/site.
    Achei-o de excelente qualidade.
    Obrigado
    Ana

  2. Aqui é a Aparecida Da Silva, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

  3. Parabéns pelo post! Estou adorando os conteúdos do seu
    site.

  4. Adorei! Tratou os assuntos com bastante coerência e
    clareza!

  5. Que legal…!!
    Fiz uma visita gratificante, gostei muito, voltarei em breve..!
    Bom trabalho..!!

  6. Olá tudo bem? Espero que sim :)
    Adorei seu artigo,muito bom mesmo!
    Abraços e continue assim.

  7. muito legal esse site parabéns pelo conteúdo.

  8. muito legal esse site parabéns pelo conteúdo. Your content is
    very good. i like so much all about it

  9. Amei o conteúdo diversificado e as dicas preciosas que
    você compartilha. Fiquei encantado(a) com a forma
    envolvente que aborda os assuntos. Parabéns pela
    dedicação e qualidade! Tenho certeza que os leitores têm
    muito a ganhar ao conhecerem suas publicações. Já estou
    ansioso(a) para explorar mais do seu conteúdo. E,
    aproveitando o momento, também convido você a
    conhecer o meu blog, onde compartilho minhas paixões e
    experiências. Espero que goste tanto quanto eu gostei do
    seu. Vamos trocar conhecimentos e inspirações!

Os comentários são agora fechados para este artigo.