contato

agenda

icons
evento afeto

Afeto – Uma história de amor (violenta e difusa) entre mulheres quebradas, trabalho da DeSúbito Cia. selecionado em nosso mais recente edital, chega agora em novembro ao palco do TUSP,  com Agnes Zuliani, Maria Fanchin e Teka Romualdo no elenco e a dramaturgia de Carla Zanini, vencedora do edital da 9ª Mostra de Dramaturgia em Pequenos Formatos Cênicos do Centro Cultural São Paulo, que divide a direção com Angélica Di Paula.

O espetáculo é um thriller cômico, que mescla tensão, cores de Almodóvar e o punch das riot grrrls dos anos 90; em temporada gratuita que vai de 07 de novembro a 08 de dezembro, de quinta a sábado, às 21h, e domingos às 19h, na sala do Teatro da USP na Rua Maria Antônia.

A trama é marcada pelo encontro inusitado de três mulheres desconhecidas que unidas pela raiva, pela solidão e pelo desamparo, acabam se unindo. Úrsula, uma viúva excêntrica, confunde Aisha, uma mulher que acabou de ser abusada em um bar, com sua enteada desaparecida e as duas constroem uma relação fingindo ser quem elas não são. Quando a gata de Úrsula some, elas iniciam uma busca que termina no apartamento de Bete, uma senhora que parece esconder algum segredo.

Afeto – Uma história de amor (violenta e difusa) entre mulheres quebradas é parte de uma trilogia escrita por Carla de peças que trazem como protagonistas mulheres de alguma forma marcadas pela violência, seja institucional, política ou de gênero. Junto com Coragem e Raiva – nós temos um cão que morde, o texto de Afeto, o primeiro a ser montado, conta a história de Úrsula, uma viúva excêntrica que confunde Aisha com sua enteada desaparecida. As duas assumem esses papéis, fingindo ser quem não são: madrasta e enteada. Quando a gata de Úrsula some, elas acabam entrando no apartamento de Bete, uma senhora que parece esconder algum segredo.

O coletivo DeSúbito Cia nasceu em 2015 na cidade de São Paulo, com atores egressos da Escola de Arte Dramática (EAD/ECA/USP), para a criação de um espaço de parcerias, intercâmbios e produções artísticas, realização de peças com dramaturgia própria, de autores contemporâneos e uma pesquisa voltada sobretudo para novas formas de escritas e criações cênicas.

Entre os espetáculos realizados estão: Casa e Nuvem Branca, de Rafael Augusto, direção de Ricardo Henrique (2015); Você Só Precisa Saber da Piscina, de Carla Zanini, direção de Tel Lenna (2017); Coisas que você pode dizer em voz alta, de Ricardo Inhan, direção de Ricardo Henrique (2019); Selvagem, de Mike Bartlett, direção de Susana Ribeiro (2023), e o desenvolvimento da trilogia  escrita por Carla Zanini: Afeto, Raiva e Coragem.

Dramaturgia: Carla Zanini / Direção: Angélica Di Paula e Carla Zanini  / Elenco: Agnes Zuliani (Úrsula), Maria Fanchin (Aisha), e Teka Romualdo (Bete) Participação: Ricardo Henrique  / Figurino: Muca Rangel  / Sonoplastia: Mini Lamers / Iluminação: Maíra do Nascimento / Assistência de produção: Julia Calegari – Ventania Cultural / Produção: Mariana Novais – Ventania Cultural / Idealização: DeSúbito Cia e Ventania Cultural / Fotos: Caio Oviedo

Afeto – Uma história de amor (violenta e difusa) entre mulheres quebradas
07 de novembro a 08 de dezembro de 2024 | Quinta, sexta e sábado, às 21h e domingo às 19h.
90 min. | 14 anos | Gratuito. Retirada de ingressos a partir de 1h antes da apresentação
Teatro da USP – Centro Maria Antônia | Endereço: R. Maria Antônia, 294 – e 258 – Vila Buarque, São Paulo – SP