Com direção musical e participação de Marlui Miranda e bate-papo com Jera Poty, lÃder indÃgena guarani da aldeia Tenondé Porã, este compartilhamento de leitura cênica a partir de trechos do livro A Queda Do Céu, de David Kopenawa e Bruce Albert é o primeiro resultado do Laboratório de Estudos Cênicos com coordenação e direção de Maria ThaÃs.
O Laboratório de Estudos Cênicos: Territórios e Narrativas é um laboratório teórico-prático composto por leituras cênicas construÃdas a partir de narrativas provenientes de três distintas tradições culturais – amerÃndia, africana e hispânica. Tem por objetivo identificar, nos diferentes modos de narrar, as estruturas discursivas, os fundamentos e os regimes de criação a que estão vinculados.
A professora Jerá Poty Mirim, liderança Guarani Mbya das Terras IndÃgenas Tenondé Porã, localizadas em Parelheiros e Marsilac, no extremo sul da cidade de São Paulo, está há mais de dez anos à frente da luta pela demarcação das terras e pelo resgate das tradições do seu povo.
Marlui Miranda, cantora, compositora e pesquisadora, é referência internacional da música indÃgena do Brasil. Compôs trilhas para cinema e teatro e, além de Egberto Gismonti, fez parcerias com Hermeto Paschoal, Taiguara, Milton Nascimento e Jards Macalé. No estudo sobre canções indÃgenas na Amazônia, visitou aldeias dos Ãndios Kraô, Urubu-Ka´Apor, Juruna, entre outros, e desde então incorpora em seus discos diferentes lÃnguas dos povos indÃgenas, e com eles estabelece uma relação de parceria, vivência e pesquisa. Um de seus mais importantes trabalhos é Paiter Merewá (de 1985), composto por canções dos Ãndios suruÃ. Seu último álbum é Fala de Bicho, Fala de Gente, cuja pesquisa começou em 2010, conta canções de ninar do povo juruna.
Maria ThaÃs é fundadora da Cia Teatro Balagan, professora do Departamento de Artes Cênicas e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da ECA/USP. Como diretora da Balagan, realizou os espetáculos: Recusa (2012/13), Prometheus – a tragédia do fogo (2011/13), Tauromaquia (2004/06), dentre outros. Dirigiu ainda: As Cadelas (1996/97), A Serpente (1995) e colaborou como diretora-pedagoga com a Moscow Theatre – School of Dramatic Art na Rússia, dirigida por Anatoli VassÃliev, onde foi coreógrafa do espetáculo IlÃada, dirigida por VassÃliev. É autora do livro Na Cena do Dr. Dapertutto: Poética e Pedagogia em V.E. Méierhold (Perspectiva, SP, 2010). Foi diretora do TUSP – Teatro da Universidade de São Paulo (2007/10).