contato

agenda

icons
capa face rumor del incendio

No México nos anos 60, jovens revolucionários pegaram em armas na tentativa desesperada de mudar sua sociedade. Décadas depois, os filhos daqueles guerrilheiros refazem a luta de seus pais. Arqueólogos de significado, mergulham furiosamente no passado, desenterrando uma história recente banhada em sangue, suor e lágrimas. No coração da escavação jazem os restos de um conflito não resolvido. Com documentos e maquetes, alimentados pela imaginação e um extraordinário senso narrativo, inventam um teatro-documentário épico que lança luz sobre o desejo apaixonado de rebelião, herança utópica de seus antecessores.

As in√ļmeras guerrilhas do M√©xico dos anos 60/70¬†tinham not√°veis diferen√ßas pol√≠tico-ideol√≥gicas. Uma¬†divis√£o poss√≠vel √© a de movimentos armados rurais e¬†urbanos: os primeiros queriam a solu√ß√£o de demandas vinculadas a seus locais de origem, estes √ļltimos¬†pretendiam transformar o mundo.

O saldo do per√≠odo foi um n√ļmero indefinido de mortos, presos pol√≠ticos e quase um milh√£o de desapari¬≠√ß√Ķes for√ßadas. E assim, na absoluta consci√™ncia das¬†diferen√ßas dentre o M√©xico de ontem e hoje, o que se¬†sente √© uma profunda desa√ß√£o. Parte do projeto La Rebeldia, O Rumor do Inc√™ndio, longe de ser uma chamada √†s armas, √© na realidade uma tentativa de recuperar a ideia da utopia e de gerar novos pensamentos¬†que nos permitam imaginar mundos mais justos.

Coordena√ß√£o¬†Geral e¬†Texto¬†Luisa Pardo e Gabino Rodr√≠guez¬†Assistente¬†Geral Mariana Villegas¬†Elenco Francisco Barreiro, Luisa¬†Pardo e Gabino Rodr√≠guez¬†V√≠deo Yulene Olaizola Desenho e Pesquisa¬†Iconogr√°fica Juan¬†Leduc Desenho de Ilumina√ß√£o Marcela Flores e Juanpablo¬†Avenda√Īo Ilumina√ß√£o na Turn√™¬†Sergio L√≥pez Vigueras V√≠deo na¬†Turn√™ Carlos Gamboa Maquetes¬†Francisco Barreiro Atores em V√≠deo¬†Harold Torres, Cesar R√≠os¬†e Mariana Villegas Assessoria¬†T√©cnica em¬†V√≠deo Emiliano Leyva¬†Produ√ß√£o Dire√ß√£o do Teatro da¬†Universidade Nacional Aut√≥noma¬†de M√©xico (unam), em colabora√ß√£o com a companhia Lagartijas¬†Tiradas al Sol

Serviço

II Bienal Internacional de Teatro da USP
O Rumor do Incêndio (El Rumor del Incendio) РMéxico
Lagartijas Tiradas al Sol
Quando 28 e 29.11 Р20h
Quanto R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 meia-entrada.
Onde TUSP
Duração 90 min
Lotação 98 lugares
Classificação 16 anos