contato

agenda

icons
site evento 930x350 cc 2023

Entre março e junho ocorre no TUSP a mostra Teatro Pós-Trauma. Serão três espetáculos, gerados em diferentes âmbitos da Universidade, e que, por distintas miradas, enfrentam a crise da democracia no Brasil e o horror dos últimos anos de ameaças ao estado de direito.

Verdade, com texto e direção de Alexandre Dal Farra, desvenda a relação dos militares com o governo do Brasil. Último espetáculo da Mostra Pós-Trauma, a obra do grupo Tablado SP (antigo Tablado de Arruar) recria ficcionalmente fatos e personagens reais da política nacional recente, contando a história da ascensão ao poder de Jair Bolsonaro do ponto de vista dos militares. Partindo de situações e personagens reais em momentos decisivos da história, e procurando rastrear, desde 2005, o papel do Exército Brasileiro nessas transformações, Verdade refaz os caminhos de um dos maiores exemplos mundiais da direita contemporânea no poder, imaginando situações que jamais teremos como acessar.

Em cena, os atores vestem máscaras de látex, representando velhos genéricos – para transformar aqueles personagens em entidades algo impessoais, algo fantasmagóricas. Ao retirarem as máscaras, os atores assumem e se revezam na interpretação dos personagens reais, com nomes verdadeiros.

As situações narradas iniciam-se em 2005, no quartel da MINUSTAH, no Haiti, em uma sala de comando, quando o general Augusto Heleno dá às tropas diretrizes para uma ação em Cité Soleil que depois será considerada como um massacre. E vão até o dia 6 de setembro de 2019, quando o então candidato à Presidência Jair Bolsonaro é vítima de uma facada em Juiz de Fora (MG).

Entre outros fatos dramatizados estão a instauração da Comissão Nacional da Verdade em 2010 (obrigada pela Corte Interamericana dos Direitos Humanos, depois de anos de luta das famílias dos mortos e desaparecidos da ditadura brasileira), uma entrevista concedida pelo coronel Paulo Malhães a uma jornalista em sua residência (pouco tempo antes de ser assassinado, em um alegado oficialmente latrocínio), uma conversa entre o ministro Aloizio Mercadante e a presidenta Dilma Rousseff  quando da assinatura da lei que veio a instaurar a delação premiada, entre outras situações.

Figuram na peça, assim como o general Heleno e o coronel Malhães, outras figuras do Exército Brasileiro como os generais Hamilton Mourão, Eduardo Villas-Boas, Enzo Peri, Maynard Santa Rosa, Sérgio Etchegoyen, Carlos Alberto Santos Cruz, Edson Pujol e também personalidades da esquerda como Mercadante e Dilma.

Assim como na trilogia Abnegação (2014-2016), que olhava criticamente para o PT, e no espetáculo Branco (2017), que abordava a questão da branquitude, em Verdade o grupo dá continuidade à proposta de debater questões políticas polêmicas e extremamente atuais. A dramaturgia agora se debruça sobre momentos decisivos da história recente, ficcionalizando os fatos. A obra é resultado de pesquisa coletiva de mais de dois anos, em que o Tablado SP organizou debates, leituras cênicas e outras ações, com o apoio da Lei de Fomento para a Cidade de São Paulo.

Ficha Técnica
Texto e direção: Alexandre Dal Farra / Atores: André Capuano, Alexandra Tavares, Clayton Mariano, Gabriela Elias e Nilcéia Vicente / Cenário: Alexandre Dal Farra, Stéphanie Fretin e Camila Refinetti / Luz: Wagner Antonio / Assistência de Iluminação: Dimitri Luppi / Figurinos: Victor Paula / Operação de Som e Vídeo: Julian Santos / Operação de Luz: Julia Orlando / Cenotécnico: Flávio Rodriguez / Assessoria de Imprensa: Canal Aberto Comunicação – Marcia Marques – Carol Zeferino – Daniele Valério / Produção: Corpo Rastreado – Leo Devitto / Idealização: Tablado SP / Fotos: Otávio Dantas / Imagem do cartaz: Divulgação VPR - Romério Cunha

Este projeto foi realizado com o apoio do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura.

VERDADE | Tablado SP | Mostra Teatro Pós-Trauma
De 25 de maio a 18 de junho de 2023 | Quinta a sábado, 20h, domingos, 18h | 100 min. | 98 lugares | R$ 40/20 | Ingressos online: sympla.com.br/produtor/corporastreado