contato

agenda

icons
villa eventos

Três mulheres avaliam diferentes propostas sobre o que fazer com a Villa Grimaldi, um centro de tortura e extermínio na ditadura de Pinochet.

As personagens discutem em torno de uma mesa, refletindo dilemas atuais de organizações de direitos humanos e sobre o presente dos espaços ligados à violência do Estado.

Como explicar o horror do passado sem cair em uma produção de parque temático ou na fria reprodução de um museu de arte contemporânea?

Com esparsos recursos cênicos, utilizados de forma potente, o trabalho é um reflexo do campo simbólico, teatral, sobre o peso de sinais e responsabilidades e dos fantasmas daqueles que têm a tarefa de decidir como escrever o passado.

Apesar da densidade da matéria, as atrizes conseguem encarnar uma complexa discussão de ideias e atitudes em relação à violência e a dor.

Ficha Técnica

Direção e Dramaturgia Guillermo Calderón Assistência de Direção María Paz González Elenco Francisca Lewin, Macarena Zamudio, María Paz González Direção de Arte María Fernanda Videla Produção FITAM / Teatro PLAYA

Guillermo Calderón (1971) não tinha a intenção de ser dramaturgo ou diretor. Começou como ator na televisão e no teatro, incluindo um papel em uma montagem de sucesso de Mala Onda, de Alberto Fuguet. Estudou teatro na Universidad de Chile e na Dell’Arte School of Physical Theater, California. Tem mestrado em artes na City University of New York. Escreveu e dirigiu Neva, Diciembre e Clase, obras que foram sucesso de público e crítica. Suas produções foram apresentadas em mais de 25 países e receberam diversos prêmios.

Seu último trabalho, Villa + Discurso, tem sido convidado a apresentar-se em diversos festivais internacionais de teatro desde 2011. Também se tornou roteirista, tendo escrito Violeta Se Fue a los Cielos (“Violeta foi para o céu”), filme biográfico sobre a cantora e compositora chilena Violeta Parra, inscrito pelo Chile na categoria de melhor filme em língua estrangeira no Oscar do ano passado.

­

Serviço

II Bienal Internacional de Teatro da USP
Villa
Guillermo Calderón e Compañia Playa (Chile)
Quando 12 e 13.12 – 20h
Quanto R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 meia-entrada.
Onde TUSP
Duração 70 min
Lotação 98 lugares
Classificação 14 anos

­

­