contato

agenda

icons
Circuito TUSP de Teatro 2015

De 03 de setembro a 25 de outubro de 2015, o Teatro da Universidade de São Paulo  apresenta mais uma edição do Circuito TUSP de Teatro, que mescla apresentações convencionais com exibições em espaços alternativos, buscando a proximidade e a interação com o público.

O Circuito TUSP de Teatro é um programa de ação continuada para a difusão das artes cênicas nos campi da Universidade de São Paulo, em parceria com outros espaços públicos do interior do estado. Nesta 13ª edição o evento será realizado nas cidades de Bauru, Piracicaba, Ribeirão Preto e São Carlos.

O evento trará três espetáculos convidados – Aporia 23S 46O, da Formação 16 da Escola Livre de Teatro, Cartas Libanesas, solo de Eduardo Mossri, e O que você esta realmente fazendo é esperar o acidente acontecer, da Cia de Teatro Acidental.

Além das apresentações, serão realizados dois workshops. O primeiro, Ensaios Ignorantes: Nada, é um projeto que mescla teatro, literatura e filosofia da educação, propondo uma experiência cênica singular, tendo sempre um livro como objeto em comum operado pelo público e pelo grupo de ensaístas. A ação é conduzida por Juliana Jardim e propõe aproximações diferenciadas do ato de ler e escutar. Já o workshop Como se Fabrica uma mulher, coordenado por Nina Caetano, ocorrerá somente na cidade de São Carlos. A atividade de caráter performático será realizada com mulheres, culminando em intervenções em espaço público, tendo por disparador estético o modelo de feminino presente na sociedade contemporânea. O processo de criação e as intervenções realizadas serão filmadas e apresentadas durante a II Bienal Internacional de Teatro, que acontecerá no final deste ano, na capital.

Em seu formato atual, a intenção do Circuito TUSP de Teatro é criar um espaço de contato com uma produção teatral de qualidade para propiciar um local de encontro artístico e gerar debates que possam fomentar a formação teatral.

Na XIII edição do Circuito TUSP de Teatro, os trabalhos transitam entre as diversas formas do discurso: desde o monólogo apoiado nas reminiscências da memória, passando pela palavra não compreensível na qual a conexão com a plateia prescinde da significação imediata da fala, até o espetáculo-conferência, criado a partir de obra teatral que aborda a espetacularidade e os meios de comunicação.

A distribuição de ingressos para os espetáculos será realizada com uma hora de antecedência.

Workshop

Como se fabrica uma mulher

Coordenado por Nina Caetano, Obscena.

O workshop é fruto da pesquisa, realizada desde 2008 junto ao agrupamento Obscena, pela performer e professora da Universidade Federal de Ouro Preto, Nina Caetano, em torno de ações performativas que colocam em questão o modelo de feminino presente na sociedade contemporânea. Exclusivamente para mulheres, ele propõe, a partir da questão temática, a criação de ações performativas e de instalações/intervenções em lugares públicos por meio do desenvolvimento de relações com o espaço urbano e da manipulação de objetos e narrativas.

Esta ação será filmada, com detalhamento dos procedimentos, e apresentada como parte de uma mesa de debates sobre feminicídio na II Bienal Internacional de Teatro, que será realizada pelo Teatro da USP no final de 2015, na capital.

Realização: Teatro da USP e Grupo Coordenador de Atividades de Cultura e Extensão – USP  - São Carlos

SAO CARLOS
De 02 a 04/09*, quarta a sexta, das 13 às 17h. Grátis. Inscrições realizadas previamente.
* no dia 4/9 o horário será ampliado devido às intervenções na cidade.
Local: Centro Cultural da USP de São Carlos – campus I. Endereço: Av Carlos Botelho, 1465 – ao lado do observatório da USP.

Clique nos links e confira a programação:

Aporia 23ºS 46ºO Formação 16 da Escola Livre de Teatro
Cartas Libanesas Eduardo Mossri 
O que você está realmente fazendo é esperar o acidente acontecer Cia de Teatro Acidental
Ensaios Ignorantes: Nada Nós três teatro e palavra