Robson Tadeu Cesila []

Bio


É Professor Doutor MS-3 na graduação em Língua e Literatura Latina da Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação em Letras - Bacharelado e Licenciatura - pela Universidade Estadual de Campinas (2000), mestrado em Lingüística/Letras Clássicas pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e doutorado em Lingüística/Letras Clássicas pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Clássicas, atuando principalmente nos seguintes temas: epigrama, Marcial, poesia latina da época de Augusto, intertextualidade, biografia latina, Suetônio.

Dissertações e Teses


Doutorado

Download: http://cutter.unicamp.br/document/?code=vtls000436657

Título:O Palimpsesto Epigramático de Marcial: Intertextualidade e Geração de Sentidos na Obra do Poeta de Bílbilis.

Orientador: Paulo Sérgio de Vasconcellos (UNICAMP)

Resumo: A tese contempla o estudo dos intertextos que relacionam os epigramas de Marcial com as obras dos poetas latinos Catulo, Virgílio e Ovídio, buscando mostrar como se dá a incorporação, pelo poeta de Bílbilis, dos elementos emprestados dos textos desses autores e como tais elementos enriquecem com novos sentidos a leitura de todos os textos envolvidos. Como todo e qualquer texto, os epigramas do poeta latino Marco Valério Marcial (c. 38 d.C.- c. 104) são formados pela absorção e assimilação de outros textos, com os quais dialogam e aos quais aludem das mais diversas formas e por meio dos mais diferentes mecanismos. Tais alusões ou intertextos, ao incorporarem, aos textos de Marcial, elementos temáticos ou formais trazidos dos textos aludidos, geram novos significados nos epigramas do autor, tornando a sua leitura mais rica e instigante. Paralelamente, a leitura dos textos aludidos – os modelos – também é enriquecida e influenciada.

Palavras-chave: Marcial; Epigrama; Intertextualidade; Análise do discurso;

Mestrado

Download: http://cutter.unicamp.br/document/?code=vtls000317258
Título: Metapoesia nos epigramas de Marcial: tradução e análise

Orientador: Paulo Sérgio de Vasconcellos (UNICAMP)

Resumo: Na dissertação identificamos, traduzimos e analisamos, dos cerca de 1550 epigramas em quinze livros, que compõem a obra de Marcial (Marco Valério Marcial, c. 38/41d.C. – c. 101/102, poeta epigramatista latino nascido em Bílbilis, na Hispânia Tarraconense) todos aqueles que tratam da metapoesia, isto é, poemas cujo tema é a própria arte de fazer epigramas. Tratamos também de outros aspectos poéticos: os traços principais do gênero epigramático, o caráter “menor” do gênero em relação aos gêneros elevados, a crítica a textos de outros autores, as condições de produção e de transmissão da poesia epigramática na Roma imperial, o problema do plágio e a parca gratificação do trabalho do poeta.

Palavras-chave: Marcial; metapoesia; Epigrama; gêneros poéticos; plágio; Tradução poética.

Observações: Ano de obtenção: 2004.

Produção em Andamento


Outubro, 2010

Marcial e Ovídio (em PDF )