Tarsila de Oliveira Delfine Doná

Bio


Dissertações e Teses


Mestrado

Título: Ritmo e Sonoridade nas Odes de Horácio

Resumo: O objeto da pesquisa é o ritmo e a sonoridade, entendidos como recurso de elocução na poesia lírica da Antiguidade, e o modo como atuam na leitura, análise e, assim, na tradução de algumas das Odes de Horácio. Os elementos rítmicos e sonoros da composição, que eram axiais na apreciação da poesia antiga, são muitas vezes abordados escassamente quando não de todo negligenciados nas recentes pesquisas sobre Horácio feitas no Brasil. Para a pesquisa utilizaremos preferencialmente fontes antigas: como tratadistas de teoria musical da Antiguidade, rétores, gramáticos, metricistas e escoliastas. Secundariamente, bibliografia moderna de especialistas em metro, ritmo, música antiga e performance de poemas e discursos na antiga Roma. No estudo e tradução das Odes, buscaremos identificar o vocabulário propriamente musical, uma vez que pressupomos que Horácio trate também da música, e então proporemos nossa escolha lexical. O resultado da pesquisa pode interessar a estudiosos de teoria musical, de história da música e também ao público não-especialista cujo interesse por Horácio não ocorra apenas pelo viés “literário”.

Palavras-chave: Horácio; teoria musical antiga; ritmo; sonoridade; elocução; tradução.

Orientador: João Angelo Oliva Neto

Observações: Ano de início: 2011.