Paisagem do Campo do Ipiranga

Do USP Online

A pintura Paisagem do Campo do Ipiranga, de Antônio Parreiras, acaba de ser adquirida pelo Museu Paulista (MP) da USP, mais conhecido como Museu do Ipiranga, e será mostrada ao público a partir desta quarta-feira (18), Dia Internacional dos Museus. A obra, que sempre esteve em mãos de particulares, pôde ser trazida para o acervo devido ao apoio da Reitoria da USP, por intermédio da Comissão de Orçamento e Patrimônio, presidida pelo professor Joaquim José de Camargo Engler.

A obra data de 1893 e mostra a paisagem do Ipiranga já com o edifício do museu, que tinha sido inaugurado poucos anos antes, em 1890, como primeiro monumento à Independência do Brasil.

O quadro é uma pintura de paisagem, uma vista do Ipiranga quando ainda era uma área de chácaras que circundavam o centro urbano de São Paulo, mas já estava marcada pela presença do edifício monumental no qual se preparava a instalação do Museu Paulista.

Na pintura, vê-se a topografia de pequenas montanhas que compunham a Colina do Ipiranga, a vegetação de campina – seja como área rural (uma cerca de arame farpado o indica), seja por sua vegetação original, os Campos de Piratininga (a que o próprio título da obra possivelmente se refere) – e, ao alto, à direita, distante, sobranceiro, o grande edifício, em seu tom amarelo-ocre, tendo como fundo apenas nuvens empurradas pelo vento.

As visitas ao acervo do MP ocorrem de terça-feira a domingo das 9 às 16h45. O ingresso custa R$4,00 (inteira) e R$2,00 (meia). No primeiro e no terceiro domingo do mês a entrada é gratuita. Idosos acima de 60 anos e crianças de até 6 anos não pagam. O Museu fica no Parque da Indepedência, s/n, Ipiranga, São Paulo.

Mais informações: (11) 2065-8000, site http://www.mp.usp.br/

Agência USP de Notícias
| Agência USP agora é Jornal da USP | Créditos | Direitos autorais | Newsletter | Sobre a Agência
Rua da Reitoria, 109 bloco L - 5º andar
CEP 05508-900 - São Paulo - Brasil
E-mail: Fale Conosco


© 2000-2019 Universidade de São Paulo