São Paulo, 26/10/2004 - Boletim nº 1514
psiquiatria
Práticas espirituais ajudam
a tratar deficiência mental

Metodologia científica avaliou os efeitos
terapêuticos da prática espiritual e
verificou a ocorrência de melhoras
em pacientes com deficiência mental
leia...
USP Oficina transmite
conferências da SC Global
Europeus discutem Aristóteles
e Hegel na FFLCH

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Tratamento espiritual aplicado a deficientes mentais demonstra eficácia

Flávia Souza

A prática espiritual, quando empregada em conjunto com padrões médicos convencionais, pode ser um tratamento eficaz para a deficiência mental. É o que concluiu o médico Frederico Leão em sua dissertação de mestrado defendida no Instituto de Psiquiatria (IPq), da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). O pesquisador analisou os casos de 650 pacientes internados nas Casas André Luiz, onde trabalha como psiquiatra, e verificou que aqueles que foram submetidos a determinadas sessões espirituais obtiveram melhoras significativas.

O médico utilizou a metodologia científica (estatística e escala psiquiátrica de avaliação) para analisar o efeito das chamadas "sessões mediúnicas". Segundo a crença espírita, o médium é capaz de incorporar a mente do deficiente mental e intermediar a comunicação entre o paciente e o grupo presente no encontro.

Num primeiro momento, Leão avaliou o estado de saúde dos pacientes que compuseram sua amostra e, seis meses depois, fez novas avaliações. "Embora todos os pacientes tenham obtido melhoras, o grupo dos vinte que participaram das sessões mediúnicas (que se comunicaram pelo médium) teve avanços ainda mais significativos do que aqueles que receberam outros tipos de tratamento espiritual", informa o pesquisador.

A maior parte dos pacientes observados sofrem de deficiências "graves e profundas", como define Leão. Há muitos casos de paralisia cerebral e cerca de metade deles é acamada. As idades variam de 4 a 50 anos, e a maioria são adultos jovens.

Critérios
Como método de avaliação dos pacientes, o pesquisador utilizou a Escala de Observação de Pacientes Psiquiátricos Internados (EOPPI), que considera fatores como desempenho motor, comunicação verbal, dificuldade em se realizar tarefas cotidianas e a ocorrência de sintomas de delírio. "Estatisticamente, os vinte participantes das sessões mediúnicas obtiveram melhoras consideráveis, que estão fora do campo do acaso", conta Leão.

Como os pacientes não sabiam de sua participação nessas sessões, aponta o pesquisador, deve ser excluído o efeito placebo (efeito psicológico de melhora ocasionado pelo simples conhecimento de que se está recebendo um determinado tratamento). Era preciso observar a incorporação do médium e somente então identificar o paciente que supostamente se expressava. Os que acreditam nessa possibilidade de comunicação apostam que, ao falar de suas angústias e problemas, os pacientes obtêm benefícios psicoterápicos.

Hipóteses e objetivos
Para explicar os efeitos do tratamento espiritual, Leão levanta a hipótese de que as melhoras correspondem às práticas da instituição, embora ela não explique a maior eficiência terapêutica das sessões mediúnicas. O fato de os funcionários, devido à sua formação religiosa, tratarem os pacientes com maior atenção e humanismo, por exemplo, pode ser um dos fatores que auxiliam no tratamento. Reforça essa hipótese a constatação de que todos os pacientes submetidos a qualquer prática espiritual tiveram melhoras em seu quadro clínico quando comparados àqueles que receberam apenas o tratamento convencional.

O médico destaca que o principal objetivo de seu trabalho é incentivar novos estudos na área. "A expectativa é estimular análises mais detalhadas, que considerem um período maior de observação e trabalhem também com instituições não-religiosas", afirma.

Mais informações: (0XX11) 3884-2460, com Frederico Leão; e-mail leaofc@yahoo.com




Cursos e Palestras

SC Global: pesquisas de ponta em processamento de dados
Entre os dias 9 e 11 de novembro, o Grupo de Computação Pervasiva e Alto Desempenho (PAD) da Escola Politécnica (Poli) da USP vai receber a transmissão de conferências da SC Global, feira que acontece em Pittsburg e reúne pesquisadores, universidades e instituições (como a NASA e o Exército dos Estados Unidos, por exemplo) que lideram a pesquisa de ponta em processamento de dados e informática.

O evento acontece na USP Oficina. A participação dos brasileiros será possível com a utilização da tecnologia Internet 2 - que possibilita a transmissão de dados em altíssima velocidade -, que será cedida pelo Centro de Computação Eletrônica (CCE) da USP.

A entrada é franca para todos os interessados, que poderão interagir com os palestrantes. Os temas abordados serão: no dia 9 de novembro, às 12h30, SC Global Keynote; às 15h30, Collaborative Tools; às 17h30, Virtual Reality. Dia 10, às 12h30, MSI Consortium Panel; às 15h30, Low & High Bandwidth Environments; às 17h30, SC2004 Technology. No dia 11, às 12h30, Expanding Uses of AG; às 17h30, Artistic/Cultural Applications.

A programação completa pode ser acessada no site http://www.sc-conference.org/sc2004/scglobal.html.

As conferências serão ministradas em inglês, sem tradução simultânea. A USP Oficina fica na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 314, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-5662 ou cleiton@pad.lsi.usp.br, com Cleiton


Europeus discutem Aristóteles e Hegel na FFLCH
Três eventos promovidos pelo Departamento de Filosofia trazem palestrantes estrangeiros à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP nesta semana.

O professor da Friedrich-Schiller-Universität Jena, Klaus Vieweg, ministra duas conferências: Der Anfang der Philosophie: Hegels Aufhebung des Pyrrhonismus, na terça (26), e Das Ende der Kunst bei Hegel, na quinta (28). Ambos acontecem às 17 horas, na sala 103. Estarão disponíveis na secretaria do Departamento de Filosofia traduções dos eventos para o espanhol.

A conferência The Transmission of Aristotle's and Galen's Works and the Development of Late Medieval political Thought, às 15 horas da quarta (27), e o seminário The Political Community as an Organism: Scholastyc Political Philosophy and Natural Sciences, às 10 horas da quinta (28), serão ministrados pelo professor Vasileios Syros, da Universidade de Helsinque, na sala 113.

Os eventos serão ministrados em alemão e inglês, respectivamente, sem tradução simultânea. A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados, sem a necessidade de fazer inscrições.

A FFLCH fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3709 ou eventosdf@usp.br


25 anos do acordo Capes / Cofecub
Nos dias 3 e 4 de novembro, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP sediará o evento Seminários em comemoração aos 25 anos do acordo Capes - Cofecub. Será realizada uma série de seminários, palestras, debates e atividades culturais, com o objetivo de celebrar o aniversário do acordo entre o Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub). Desde sua implantação, o acordo já resultou em mais de 480 projetos de cooperação, em todas as áreas do conhecimento.

Estarão presentes no evento diversas autoridades, entre elas Adolpho José Melfi, reitor da USP e representantes da embaixada francesa, do Capes, do Cofecub e da pró-reitoria de pós-graduação da USP.

As inscrições já estão abertas, e podem ser feitas no endereço http://www.capes-cofecub25.usp.br/fillform.php. A programação completa do evento também pode ser acessada em http://www.capes-cofecub25.usp.br/br/e_pro.htm.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, e as palestras proferidas em francês contarão com tradução simultânea.

Mais informações: http://www.capes-cofecub25.usp.br


Reforma Universitária é debatida no IFSC
O Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP abriga, nesta terça (26), o colóquio Reforma Universitária. O início do evento está marcado para as 10h30, com a participação do professor Luiz Davidovich, do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A entrada é gratuita. O colóquio acontece no Anfiteatro Azul, na Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-8070


X Semana de Psicologia discute formação e desigualdade social
A Comissão de Graduação e os alunos de graduação do Instituto de Psicologia da USP (IPUSP) promovem, de 26 a 29 de outubro, a X Semana de Psicologia, que neste ano traz o tema Formação em Psicologia e Desigualdade Social.

O evento acontece nos Auditórios "Aurora Furtado" e "Lígia Amaral", nos blocos B e C da unidade. A entrada é gratuita e não há necessidade de inscrição prévia. A abertura da X Semana de Psicologia ocorre na terça-feira (26) e fica por conta da diretora do IPUSP, Maria Helena Souza Patto, e de membros da comissão organizadora.

Haverá sete mesas de discussão, que abordarão Concepções de Pobreza e Psicologia, Organizações e Alienação no Trabalho, A Prática Psicológica no Sistema Prisional, Saúde Mental, Pobreza e Formação em Psicologia, Correlação violência e pobreza: o discurso legitimador da Psicologia, Assistencialismo, Compromisso Social e Psicologia e Clínica psicológica e a realidade brasileira. Também acontecerão dois Grupos de Discussão sobre temas diretamente relacionados ao ensino da Psicologia no IPUSP, além da Discussão Final sobre o tema É possível trabalhar criticamente em Psicologia?.

O evento se encerra com uma cervejada, às 18 horas da sexta (29). A programação completa, com os membros das Mesas e reflexões sobre os temas a serem discutidos, pode ser encontrada em http://www.usp.br/ip/cursoseventos/semana.htm. O IPUSP fica na Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Cidade Universitária, São Paulo

Mais informações: (0XX11) 3091-4367


Eventos da semana no IF
O Instituto de Física (IF) da USP é palco de uma série de seminários, palestras e colóquios nos dias 26, 27 e 28 de outubro. Na terça-feira (26), às 17 horas, no Auditório Norte, o Grupo de Hádrons e Física Teórica promove o evento É possível detectar o spin de elétrons livres? (Ou uma conversa sobre o experimento de Stern-Gerlach), ministrado pelo professor Clovis Achy Soares Maia, da Unesp.

Já na quarta-feira (27) haverá três eventos no IF. A sala Jayme Tiommo, na Ala 2 do edifício principal, recebe Gravitação quântica na teoria de supercordas, com Nathan Berkovits, também da Unesp, às 16 horas. Neste mesmo horário, os professores do IF Antonio dos Santos e Elisabeth Yoshimura promovem Para quê serve o Laboratório Didático?, no Auditório Sul. Fechando o dia 27, acontece às 18 horas o colóquio Teoria do Caos: Será o fim do Universo previsível?, com Alessandro Moura, no Auditório Abrahào Moraes.

Na quinta-feira (28), o Grupo de Fluídos Complexos recebe a professora Aline Moojen Pedreira para falar sobe Análise da polarização da molécula banana B14 na fase B2, no Auditório Adma Jafet, às 11 horas.

Todos os eventos são gratuitos. O IF fica na Rua do Matão, Travessa R, 187, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6900


Sistemas complexos e dinâmicos em discussão no ICMC
O Instituto de Ciências Matemática e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, promove dois eventos nesta quarta-feira (27).

Sistemas Complexos como Desafio para a Computação, às 14 horas, caracteriza dinamicamente os sistemas complexos e evidencia como suas propriedades surgem e evoluem, mostrando os desafios que eles representam para a Computação Científica. Voltado para alunos e pesquisadores da área, o seminário será ministrado pelo professor Elbert Macau, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Já às 16h15, acontece o colóquio de matemática Formação das Plantas e Sistemas Dinâmicos, com o professor Ali Tahzibi, do ICMC, que vai discutir uma possível explicação para a existência dos espirais e explicar porquê geralmente a cardinalidade de cada série é um número que aparece na sequência Fibunacci.

Ambos os eventos ocorrem no Anfiteatro "Prof. Luiz Antonio Favaro", na Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, São Carlos. A entrada é gratuita.

Mais informações: (0XX16) 3373-9146 ou eventos@icmc.sc.usp.br




Agenda Cultural

Marte, a Viagem na Estação Ciência
Até o dia 28 de novembro é possível assistir à peça Marte, a Viagem - Uma Comédia no Espaço, espetáculo infanto-juvenil que é apresentado aos domingos na Estação Ciência da USP.

Direcionado a crianças a partir dos 8 anos, a peça da Companhia Fábula da Fíbula narra o encontro entre um cientista, uma mitóloga e um assistente leigo, que confabulam sobre a formação dos planetas, em especial, Marte.

As apresentações acontecem todos os domingos, às 16 horas, e o ingresso custa R$10,00 (estudantes, professores e idosos pagam meia).

A Estação Ciência fica na R. Guaicurus, 1274 / 1394, Lapa, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3675-8828, 3673-7022 ou site http://www.eciencia.usp.br




Teses e Dissertações

Escola de Comunicações e Artes

Mestrado

A USP e sua TV - um projeto de universidade dentro da TV. Adriano Adoryan. Dia 28, às 17h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-4019


Escola Politécnica

Mestrado

Processo Aproximado para Consideração da Não-linearidade Física de Pilares em Concreto Armado. Patrícia Helena de Andrade Sartori Oliveira. Dia 28, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

Edição de textos relativos à defesa, segurança e fiscalização portuária da Baixada Santista no período final do século XVIII e início do século XIX. Claudia Damião Lopes de Almeida Silveira. Dia 27, às 14 horas.

Filosofia do Perigoso Talvez: ensaio sobre o 'Para além de bem e mal' de Nietzshe. Carlos Eduardo Ribeiro. Dia 29, às 15 horas.

O controle externo da polícia: a implementação da Lei Federal 9 229-96 no Estado de São Paulo. Beatriz Stella de Azevedo Affonso. Dia 29, às 14 horas.

Doutorado

Ensaios sobre o problema antinômico na filosofia kantiana. Paulo Roberto Licht dos Santos. Dia 29, às 14 horas.

Representações da nação por periodistas italianos na regiao platina (1827-1860). Eduardo Scheidt. Dia 29, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Instituto de Física de São Carlos

Doutorado

Estudos estruturais em compostos de interesse farmacológico contendo átomos pesados. Sauli dos Santos Junior. Dia 29, às 10 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9777


Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado

Composição e perfomance musical utilizando agentes móveis. Léo Kazuhiro Ueda. Dia 29, às 16 horas.

Doutorado

Simulação perfeita de processos de nascimento e morte espaciais. Marcos Antonio da Cunha Santos. Dia 29, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6121





sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br