HOME II BIENAL CALENDÁRIO APRESENTAÇÕES TEXTOS PARCEIROS EXPEDIENTE CONTATO
Performance:
Espaço do Silêncio:
(Brasil)

Espaço do Silêncio é um gesto de denúncia e indignação. A performer, vestida de vermelho, ocupa um espaço- lençol branco no qual imprime cruzes. Cruzes vermelhas dão sequência à cruz que cerra sua boca. Ao longo da ação, são manipulados variados textos – que vão da listagem de mulheres mortas a um manifesto poético – relativos à violência sofrida contra as mulheres.

O Obscena é um agrupamento independente de pesquisa cênica que, desde março de 2007, atua como uma rede colaborativa de criação e investigação teórico-prática que visa a troca, provocações e a experimentação artísticas, em intercâmbios e parcerias com outros coletivos, instituições culturais e grupos sociais de interesse, tais como a Marcha Mundial das Mulheres, com a qual já realizou diversas ações. Tem por eixos norteadores o work in process, a intervenção em espaços públicos e urbanos e os procedimentos de corpo-instalação, além da pesquisa de uma ação não representacional a partir da performatividade e das obras de artistas como Artur Barrio, Hélio Oiticica e Lygia Clark.

Nina Caetano, dramaturga, professora e pesquisadora, atua junto a diversos grupos teatrais de Belo Horizonte, produzindo dramaturgias em processo. Atualmente, é a coordenadora do Obscena, no qual realiza investigação sobre escritas performadas em intervenções urbanas.

Performance Espaço do Silêncio
agrade-
cimen-
tos

Agradecimentos Abílio Tavares, Abril Alzaga, Adriana Fragalle Moreira, Aline Rosa Lopes Santana Barros Dezio e equipe de compras Reitoria/USP, Beatriz Elena Paredes Rangel, Camila Rodrigues, Camilla de Carli, Carla Estefan, Cecílio de Souza, Celso Frateschi, Centro de Estudos Migratórios, Consulado Geral do México em São Paulo, Eduardo Alves, Elen Londero, Embaixada do México no Brasil, Flavio Desgranges, Flávio Pontes, Gabriel Salles, Giuliana Simões, Grupo Coordenador de Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus de São Carlos, Guilherme Marques, Hamilton de Castro Teixeira Silva, Ileana Dieguez, Inerte, Ivam Cabral, Jean Carlo Cunha, João Marcos de Almeida Lopes, José Gerardo Traslosheros Hernández, Kil Abreu, Leticia Carvalho, Limão Rosa Café e Duilio Ferronato, Luis Carlos da Conceição, Mara Célia Ramos Teixeira, Marcelo Denny, Marcelo D’Avilla, Maria Arminda do Nascimento Arruda, Maria Fernanda Vomero, Mario Espinosa, Missão Paz, Movimento dos Teatros Independentes de São Paulo, Oscar Soberane Benítez, Pe. Antenor Dalla Vecchia, Pe. Paolo Parisi, Pedro Granato, Ricardo Pettine, Sandra Cristina Campos, Sesc Santos, Socorro Barbosa, Sonia Gra etti, Sonia Sobral, SP Escola de Teatro, Stenio Ramos, Sylvia Caiuby Novaes, Sylvia Moreira, Tuca Capelossi, Valdecir Gouvea, Valdir Previde, Vicente Mattos e Valmir Santos.