HOME II BIENAL CALENDÁRIO APRESENTAÇÕES TEXTOS PARCEIROS EXPEDIENTE CONTATO
Teatro de operações:
(Brasil)

O Teatro de Operações, do Rio de Janeiro, realiza workshop por meio de uma prática de convívio de cinco dias em que os participantes residirão com o grupo.

A partir de sua pesquisa Laboratório de Performance e a ideia norteadora de criação de ações de artivismo urbano, o trabalho de criação será desenvolvido junto aos participantes a fim de construir uma ação coletiva.

Teatro de Operações é um grupo formado por artistas de diversas partes do Brasil que se dedica à pesquisa de formas de se conjugar arte e ativismo político, por meio da criação de operações para o teatro de rua e do desenvolvimento de pedagogias periféricas.

“Operação artística” é o termo usado pelo grupo, em oposição à ideia de obra de arte. A Cena é Pública e B–T–G–P–T–1–4–0–5–9–Câmbio são as criações para teatro de rua com que o grupo atualmente opera.

A pesquisa intitulada Pedagogias Periféricas trata da investigação de formas de ensino específicas para zonas periféricas. Aborda a periferia em três dimensões: econômica, com o projeto Oficina de Teatro na Vila Cruzeiro e em outros projetos atuantes em comunidades da cidade do Rio de Janeiro; cultural, com o projeto Vivências, potencializando artistas fora do eixo cultural hegemônico; e de linguagem, atuando em projetos no campo da saúde mental, como Ateliê de Teatro e Desviantes Cia. Teatral.

Workshop: 30 de novembro a 4 de dezembro, 14-19h

agrade-
cimen-
tos

Agradecimentos Abílio Tavares, Abril Alzaga, Adriana Fragalle Moreira, Aline Rosa Lopes Santana Barros Dezio e equipe de compras Reitoria/USP, Beatriz Elena Paredes Rangel, Camila Rodrigues, Camilla de Carli, Carla Estefan, Cecílio de Souza, Celso Frateschi, Centro de Estudos Migratórios, Consulado Geral do México em São Paulo, Eduardo Alves, Elen Londero, Embaixada do México no Brasil, Flavio Desgranges, Flávio Pontes, Gabriel Salles, Giuliana Simões, Grupo Coordenador de Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus de São Carlos, Guilherme Marques, Hamilton de Castro Teixeira Silva, Ileana Dieguez, Inerte, Ivam Cabral, Jean Carlo Cunha, João Marcos de Almeida Lopes, José Gerardo Traslosheros Hernández, Kil Abreu, Leticia Carvalho, Limão Rosa Café e Duilio Ferronato, Luis Carlos da Conceição, Mara Célia Ramos Teixeira, Marcelo Denny, Marcelo D’Avilla, Maria Arminda do Nascimento Arruda, Maria Fernanda Vomero, Mario Espinosa, Missão Paz, Movimento dos Teatros Independentes de São Paulo, Oscar Soberane Benítez, Pe. Antenor Dalla Vecchia, Pe. Paolo Parisi, Pedro Granato, Ricardo Pettine, Sandra Cristina Campos, Sesc Santos, Socorro Barbosa, Sonia Gra etti, Sonia Sobral, SP Escola de Teatro, Stenio Ramos, Sylvia Caiuby Novaes, Sylvia Moreira, Tuca Capelossi, Valdecir Gouvea, Valdir Previde, Vicente Mattos e Valmir Santos.