Por um Ponto Final e as Diferentes Facetas do Gênero Crônica

Releases

Por um Ponto Final é um livro de muitas facetas e camadas diluídas em 26 crônicas escritas pela jornalista formada pela ECA-USP, Mônica Manir. Mônica trabalhou para a Revista Piauí e também para o Estado de S. Paulo e sempre se destacou por seu olhar diferenciado nas histórias e personagens entrevistados. De maneira sensível, adequada e cirurgicamente acertada, a autora traça crônicas das mais variadas emoções e energias ao leitor que, certamente, irá encontrar realidades raramente tão bem descritas e demonstradas como nessa obra. O diferencial desse livro, além da perspectiva única de sua autora, é o post scriptum, parágrafos no final de cada história – vividas nas décadas de 2000 e 2010 – apresentando uma atualização dos personagens envolvidos. O texto de orelha e o prefácio são escritos pelo reconhecido jornalista e professor doutor da USP, Eugênio Bucci.

Capa do livro Por um Ponto Final

O livro inicia-se com a crônica homônima, sobre uma pessoa que quer colocar um ponto final em sua vida devido a sua síndrome do encarceramento: situação na qual o paciente não consegue mover nenhuma parte do corpo, a não ser os olhos. Nessa conjectura, essa pessoa briga na justiça britânica para ter uma morte assistida. Um assunto sério e pesado abordado sensivelmente pela autora, assim como outros temas desse nível que está contido no livro, como, por exemplo, a situação do estupro no Congo ou a cobertura do cotidiano dos meninos prateados, crianças que se pintam de prata para pedir dinheiro no metrô e nos faróis. Para equilibrar, também há crônicas mais leves, como um campeonato de futebol carregado de críticas sociais, um grande perito em sementes de plantas na expectativa de ter descoberto uma nova espécie ou uma entrevista com o famoso gramático Domingos Paschoal Cegalla, entre outros textos.

Autora: Mônica Manir
Título: Por um Ponto Final
Páginas: 176
Formato: 12,5 x 21 cm
ISBN: 978-85-89321-01-9
Ano: 2021
Preço: R$ 39,00

Sobre a autora

Mônica Manir nasceu em São Paulo. É jornalista formada pela ECA-USP e tem mestrado e doutorado em Bioética. Foi editora das revistas Nova Escola e Claudia e do caderno Aliás, suplemento dominical do O Estado de S. Paulo, jornal onde também trabalhou como repórter especial.