Universidade e Sociedade

Livros por coleção

A coleção visa à edição de pesquisas acadêmicas inéditas, voltadas a questões sociais brasileiras, sob diversos enfoques e uma perspectiva multidisciplinar de modo a retribuir à sociedade os conhecimentos debatidos e produzidos nas universidades.Extrair do cientista sua força criadora e convidar o leitor a redescobrir o mundo, eis os principais desafios dos livros que integram essa coleção.

Lançado em 2017, Diplô: Paris-Porto Alegre é o primeiro volume da coleção. O livro é resultado do trabalho de mestrado em história social de Juliana Sayuri, que hoje é também doutora na área. A obra foi finalista do Prêmio Jabuti em 2017 na categoria comunicação. A autora coloca em cena os movimentos sociais e as reivindicações que pautaram o Fórum Social Mundial, sob o lema “Um outro mundo é possível”. Nas páginas do livro se desvela o pensamento crítico que nasce nas ruas e nos debates intelectuais, entre jovens e velhos militantes, com as palavras de ordem, seus sonhos, suas vozes dissonantes e seus projetos. Movimentos, enfim, que buscam recolocar o homem e a sociedade no curso da história, não no fim dela.

O segundo volume Mulheres de Maternidade Impedida, de 2019, se baseia em experiências de mães que, presas a condições precárias e instáveis de vida, viram-se obrigadas a entregar seus recém-nascidos à adoção. O livro parte de conversas com duas mulheres – que levaram a histórias de outras mais – em uma instituição de acolhimento para gestantes. A obra critica as contradições e impotências do poder público que abriga mães durante a gravidez, mas não lhes oferece apoio para viabilizar a permanência com os filhos a partir do momento em que estes nascem. A autora, sem se entregar aos formalismos da escrita acadêmica, aborda a dimensão psíquica da maternidade impedida, mas fala na urgência de se implementarem políticas sociais nos campos de assistência, trabalho e justiça que transformem os destinos de tais mães e de seus filhos.