Com-Arte Lança Livro de Imortal da ABL

Releases

Na cidade de Pedra das Flores, em um tempo não definido, uma espécie de bacilo infecta alguns dos moradores, transformando-os em um ser híbrido, igualmente humano e cavalo. A partir de um relato simples, o filho de D. Santiago Monteroso expõe algumas das consequências e percalços que a família enfrenta ao conviver com uma pessoa nessas condições incomuns, assim como tenta descobrir como livrar seu pai e a si mesmo daquele estado. Dessa forma, o narrador integra aquele que lê ao mistério da cidade de Pedra das Flores.

Capa do livro O Humano Cavalo

“O espírito que marca a palavra, porque é fundador do universo, perscruta os mistérios de Deus e sabe que somos seres de história e permanência”. Essas são as palavras que integram parte do discurso de posse de Carlos Nejar, em 1987, ao assumir a cadeira número quatro da Academia Brasileira de Letras. Poeta, ficcionista, tradutor e crítico literário brasileiro, Nejar tem seu estilo destacado pela riqueza do vocabulário em uma entrevista, afirmou que “as formas explodem quando a palavra busca existir na sua plenitude sobre a página” e “jamais eu busco diretamente o sentido, o sentido é que me busca”.

Nejar já foi chamado de “espírito pioneiro” por José Donoso, romancista chileno, assim como “criador autêntico” por Erico Veríssimo, por possuir uma “voz própria, com beleza madura e severa”. Por sua vez, Marco Lucchesi define Nejar como “um dos músicos raros de nossa língua”, em consonância com o que diz Eugênio Lisboa: “a música é sempre, em última análise, mesmo quando mais sutilmente se esconde e disfarça, a componente vital da grande poesia”. Assim, a obra de Carlos Nejar se torna musical, ainda que sem intenção de o ser.

Autor: Carlos Nejar
Título: O Humano Cavalo
Gênero: Romance
Formato: 14x21cm
Páginas: 116
ISBN: 978-65-89321-08-8
Ano: 2021