Livro Tematiza a Invisibilidade da População Negra nos Meios de Comunicação

Releases

As práticas racistas, sobretudo quando são institucionais e estruturais, acabam resultando em desigualdades entre brancos e não brancos em todas as áreas e setores da vida nacional. Centrando-se especificamente em um deles, os meios de comunicação de massa, Osmar Teixeira Gaspar se propõe a investigar o processo de invisibilidade midiática seletiva a que a população negra se acha submetida. Segundo o autor, a ocultação dos afro-brasileiros nas emissoras de rádio e nos canais de televisão decorreria em grande medida da falta de democracia nas concessões de tais bens públicos, que se encontram, em regra, nas mãos de um reduzido grupo, bem distante de representar os interesses de toda a coletividade. Osmar nos mostra como esse apagamento e/ou sub-representação dos descentes de escravizados, sob o silêncio e a indiferença tanto do Estado quanto da sociedade, transforma-se em violência simbólica, cujos prejuízos procuram ser mapeados e problematizados neste livro.

Capa do livro Mídias: Concessão e Exclusão

Além de tratar da invisibilidade dos negros no rádio e na TV, Osmar também aborda a mídia impressa e a atuação das agências de publicidade. Segundo ele, a preferência por modelos brancas não seria uma mera opção mercadológica de editores, publicitários e anunciantes, mas sim uma inequívoca exclusão da mulher negra, fundada em ideologia racista.

O autor, contudo, não se restringe às explicações históricas e sociológicas das questões levantadas. Conforme sublinha Kabengele Munanga, Osmar vai além e procura argumentar com vistas a superar desigualdades naturalizadas que remontam à escravidão. Entre outros aspectos, ele parte do pressuposto de que caberia aos negros, ao invés de serem midiaticamente excluídos, invisibilizados ou sub-representados, assumirem a posição de donos de canais de televisão e de rádios por meio de políticas de
concessões por parte do Estado.

Mídias: Concessão e Exclusão faz parte da Coleção Universidade e Sociedade, iniciativa da Com-Arte, Editora-Laboratório do Curso de Editoração da Universidade de São Paulo, que visa à publicação de pesquisas inéditas e voltadas aos problemas sociais brasileiros. Extrair do cientista sua força criadora e convidar o leitor a redescobrir o mundo – eis os desafios dos livros que integram a coletânea.

Título: Mídias: Concessão e Exclusão
Autor: Osmar Teixeira Gaspar
Formato: 14×21 cm
Ano: 2021
Preço: R$50,00

Sobre o autor

Nasceu em 18 de dezembro de 1952, em Juiz de Fora. Possui graduação em Estudos Sociais, formação em Estudos Afro-Latino-Americanos pelo The Afro-Latino-Americano Research Institute, no The Hutchins Center da Universidade de Harvard. Mestre e Doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP. Palestrante, pesquisador e autor de diversos artigos publicados sobre a temática racial brasileira. Foi ativista do Movimento Negro Brasileiro desde a década de 1970. Infelizmente, faleceu em 22 de julho de 2020, enquanto a edição desta obra era finalizada.