Quando o Jornalismo Escolhe o Outro Lado: As Viúvas Ilustres, de Juliana Sayuri

Releases

Semelhante a um sopro, o jornal é efêmero, mas mesmo após descartado, algumas histórias nele estampadas, uma vez lidas, podem se eternizar na memória. Este livro resgata uma série de reportagens marcantes, publicadas, em sua maioria, no caderno Aliás, de O Estado de S.Paulo. Em uma arena de disputa entre diferentes narrativas, Juliana Sayuri escolheu escrever o outro lado das histórias, o que é muitas vezes ignorado ou esquecido nas páginas da imprensa. Valendo-se de um estilo entre o jornalístico e o literário, a autora captura a força de personagens reais, transmitindo com sensibilidade suas realidades complexas. Nesse processo, ela reúne narrativas de resistência e luta, perpassando temas como a questão de gênero, liberdade e disputas urbanas. Em meio à diversidade de histórias, o que as conecta são as pessoas e os direitos humanos, em um jornalismo combativo e artesanal.

Capa do livro Viúvas Ilustres

Reproduzimos, a seguir, passagens marcantes do livro:

“Diante do muro grafitado da fundação, Joan se senta num dos banquinhos da Plaza Brasil.
Sorri com os olhos, tão claros e tão fixos, como que fascinada por algo no horizonte. Viúva desde os 46, Joan está apaixonada. ‘Sempre estive. Não sou religiosa, não é isso. Mas Víctor está sempre comigo. É o amor da minha vida. E, agora, sinto que minha missão está quase no fim.’” (p. 33)

“Marcos conta que há um certo respeito entre os pipoqueiros, o ponto e a hora de cada um. E é ponto quase que vitalício. ‘Não quero que meus meninos virem pipoqueiros para o resto da vida. Mas, se um dia eu morrer, eles podem ficar com os meus pontos se quiserem. Só não quero que virem dogueiro. Hot dog é tudo bagunceiro.’” (p. 114)

Autora: Juliana Sayuri
Título: Viúvas Ilustres e outras histórias que quase foram esquecidas
ISBN: 978-65-89321-10-1
Ano: 2021
Preço: R$ 49,00

Sobre a autora

Juliana Sayuri é jornalista, historiadora e autora dos livros Diplô: Paris-Porto Alegre (2016), Paris-Buenos
Aires
(2018) e Paris-Palestina (2020). Fez doutorado na USP, doctoral stay via École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris) e pós-doc na UFSC, além de ter atuado como visiting scholar no BRICLab na Columbia University (Nova York). Escreve para Folha, BBC, RFI, Intercept, Trip e UOL. Atualmente trabalha como repórter freelancer radicada no Japão.