CossBrasil
Otolito

 
início
 
quem somos
 
o que são otólitos
 
qual sua relevância
 
a coleção
 
trabalhos publicados
 
glossário
 
bibliografia
 
origem do material
 
acervos e coleções
 
acesso à coleção
 
 
 
Creative Commons License
O conteúdo deste site é disponibilizado sob licençaCreative Commons Attribution 3.0 Brazil.

Quem somos?

O LABIC é o Laboratório de Ictiofauna e Crescimento do Instituo Oceanográfico da USP. No LABIC vem sendo organizada a Coleção de Otólitos de Peixes Teleósteos da Região Sudeste-Sul do Brasil (COSS-Brasil), que dispõe de mais de cinquenta mil sagittae pertencentes à cerca de 199 espécies. As informações sobre a procedência dessas estruturas (dados georreferenciados de suas capturas e dados biológicos dos peixes dos quais foram retiradas) estão armazenadas em um banco de dados.

O LABIC tem a intenção de se tornar um centro de desenvolvimento e aprimoramento de estudos sobre a morfologia de otólitos, bem como um depositário dos sagittae de espécies do Atlântico sudoeste, disponibilizando sua coleção para a comunidade nacional e internacional que utiliza tais estruturas nas diferentes áreas do conhecimento.

Pretendemos elaborar um guia prático dessas estruturas o qual deverá servir como importante instrumento para estudos relacionados ao conhecimento da fauna ictiica da região, subsidiando estudos filogenéticos, identificação de espécies em sítios arqueológicos e estudos das relações entre presa/predador.

Para divulgar os resultados obtidos sem demora, eles são publicados em partes, online, no periódico Brazilian Journal of Oceanography, e posteriormente, neste site.

Nestas publicações, são divulgados desenhos detalhados e fotos dos sagittae de tamanhos distintos, nas faces medial e lateral e no perfil ventral. Também é realizada uma análise estatística que busca verificar a ocorrência de diferenças ontogenéticas, uma análise nem sempre disponível em publicações deste tipo.

Lista de colaboradores