CossBrasil
Otolito

 
início
 
quem somos
 
o que são otólitos
 
qual sua relevância
 
a coleção
 
trabalhos publicados
 
glossário
 
bibliografia
 
origem do material
 
acervos e coleções
 
acesso à coleção
 
 
 
Creative Commons License
O conteúdo deste site é disponibilizado sob licençaCreative Commons Attribution 3.0 Brazil.

Normas para uso do material da COSS/Brasil

Consulta ao material científico

O acervo da Coleção poderá ser consultado por usuários cadastrados mediante solicitação e agendamento prévio, através do formulário de agendamento de consulta à coleção.

A consulta poderá ser efetuada por pesquisadores, alunos de graduação, pós-graduação desde que autorizado pelos seus orientadores.

Empréstimo de material

Condições

Os empréstimos serão permitidos a pesquisadores vinculados a Universidades, Museus e outras instituições de pesquisa mediante o preenchimento e envio do formulário de solicitação de empréstimo. O usuário fica inteiramente responsável pelo mesmo, devendo assinar um termo de responsabilidade.

Para estudantes de graduação, pós-graduação e pós-doutorado, os empréstimos serão feitos em nome do orientador/supervisor.

Os empréstimos de material serão permitidos a usuários que não tenham pendências junto à Coleção. Para os que estiverem em débito, novas solicitações só poderão ser feitas após a correção da situação.

Habitualmente, não mais do que 30% dos otólitos de cada espécie poderão ser emprestados. Condições especiais serão avaliadas pelos responsáveis da coleção.

Em casos especiais, quando expressamente autorizado pelo responsável e o número de otólitos for suficiente, os otólitos poderão ser processados ou passar por algum tipo de intervenção (ex: corte, queima, análises químicas). Em qualquer situação, o material deverá ser devolvido à coleção.

Espécimes delicados, raros, ou exemplar único de qualquer espécie serão consultados no LABIC ou por meio de fotografias enviadas ao pesquisador.

Os custos de envio e devolução de material são de inteira responsabilidade do usuário. Nestes casos, será necessário o deposito do valor de envio junto à coleção (via ordem bancária) ANTES de o material ser enviado. O valor deste depósito será estimado em cada caso, levando-se em conta o volume do material e o local de destino.

Devolução de material

Os otólitos deverão ser mantidos e devolvidos do mesmo modo como foram emprestados. Todas as etiquetas de identificação inseridas nos microtubos deverão ser mantidas e devolvidas exatamente como foram emprestadas. Em caso de avaria ou perda, o usuário não terá mais acesso á coleção e terá seu cadastro cancelado.

O material de empréstimo deverá ser devolvido na data especificada na Carta de Remessa, que será enviada juntamente com os otólitos. Pedidos de prorrogação poderão ser solicitados 10 dias antes da data determinada para devolução.

Na parte externa da embalagem, para devolução do material, deverá constar uma etiqueta com a observação "material científico preservado - sem valor comercial".

A embalagem deverá ser enviada, necessariamente, por serviços de correio (PAC) que tenham registro e número de rastreamento, o qual deverá ser comunicado via e-mail ao responsável pela coleção para que possa ser acompanhado via internet.

Publicações originadas com otólitos da coleção

Todas as publicações que utilizarem otólitos ou dados da coleção devem fazer referência a ela da seguinte forma: Coleção de Otólitos de Peixes Marinhos da Região Sudeste-Sul do Brasil (COSS-Brasil).

Deve ser encaminhada uma cópia da publicação em pdf ao responsável pela coleção. Se autorizado pelos autores, o trabalho será disponibilizado no website da COSS-Brasil.

Clique aqui para acessar o formulário de solicitação de empréstimo depois do cadastro no site. Clique aqui para fazer o download do Termo de responsabilidade.

Depósito/doação de material

O depósito de otólitos de outros projetos é extremamente bem vindo.

Caso deseje realizar o depósito na COSS-Brasil, é necessário enviar a planilha de dados de coleta e dados biológicos dos peixes para o responsável via e-mail (cossbrasil@gmail.com). Note que os cabeçalhos em amarelo indicam campos de preenchimento obrigatório.

A planilha de dados deverá ser a mais completa possível, sempre atendendo ao padrão indicado.

O material enviado deverá estar em boas condições de conservação. O LABIC se reserva ao direito de recusar materiais inadequadamente fixados e/ou preparados, assim como por outros motivos que julgar pertinentes.

Permuta de material

O LABIC mantém programas de permuta com diferentes instituições de pesquisa nacionais ou internacionais. Para permuta de material, o interessado deverá consultar o responsável via e-mail (cossbrasil@gmail.com).