comunidade usp

A USP na pesquisa das melhores empresas públicas para se trabalhar

  • Facebook facebook
  • Twitter twitter
  • AddThis mais
Carros e meio ambiente em São Paulo

 

Joel Dutra (Especial para a Revista Espaço Aberto)

artigoJoel Dutra (Especial para a Revista Espaço Aberto)

A USP está participando da pesquisa Melhores empresas públicas para se trabalhar, mas o que isso significa? As pesquisas para verificar a percepção dos funcionários sobre a sua relação com a organização e com o seu trabalho ganharam projeção no Brasil a partir da década de 70. Essas pesquisas têm como objetivo o aprimoramento das políticas e práticas de gestão de pessoas e um estímulo às lideranças para melhorar sua relação com a equipe.

Esse tipo de pesquisa ganhou projeção no Brasil quando a revista Exame, em 1997, e a revista VOCÊ S/A., a partir de 1998, passaram a publicar anualmente uma relação das melhores empresas para se trabalhar. Em 2006 a revista efetuou uma parceria com a FIA (Fundação Instituto de Administração, ligada ao Departamento de Administração da FEA-SP) com o objetivo de aprimorar a metodologia da pesquisa e de análise dos dados coletados.

Ao longo destes anos foi possível verificar o impacto positivo desse tipo de publicidade sobre as boas empresas para se trabalhar as práticas de gestão de pessoas. Essa constatação pode ser feita a partir da análise dos os investimentos e melhorias efetuadas pelas organizações participantes da pesquisa nos últimos anos. Esse aprimoramento é estimulado através do envio gratuito de relatório para cada uma das organizações participantes sobre seus dados e um comparativo com as médias do conjunto das organizações participantes da pesquisa

A participação na pesquisa é uma iniciativa da organização. Anualmente participam cerca de 500 empresas e respondem às perguntas cerca de 150 mil pessoas. Esse número de participantes gera um banco de dados importante que permite geração de trabalhos acadêmicos e uma compreensão mais profunda sobre a gestão de pessoas no Brasil.

A gestão de pessoas em empresas públicas é pouco investigada e estudada no Brasil, fato constatado pela pequena quantidade de trabalhos acadêmicos e publicações a respeito do tema. Ao mesmo tempo, é possível verificar iniciativas muito boas na gestão de pessoas em empresas públicas que recebem pouca divulgação. Em 2008 foi iniciado um esforço para construir uma pesquisa voltada para a administração pública, com os seguintes objetivos:

  • Divulgar  boas práticas da administração pública em gestão de pessoas, muitas das quais podem inspirar outras organizações públicas, privadas e do terceiro setor;
  • Estimular o aprimoramento da gestão de pessoas das empresas participantes da pesquisa;
  • Criar uma base de dados para gerar discussões e estudos.

A participação da USP na pesquisa deve gerar informações importantes sobre a nossa realidade e a indicação de pontos a serem melhorados em nossas políticas e práticas de gestão de pessoas. Além disso, teremos um comparativo de nosso posicionamento com relação a outras empresas da administração pública e a outras empresas do setor privado.

Joel Dutra é Diretor de Recursos Humanos da USP e professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores