comunidade usp

Cuidados demais

  • Facebook facebook
  • Twitter twitter
  • AddThis mais
Suplementos alimentares: funcionam, mas não para todos

 

Por Marcello Rollemberg, diretor de Redação

O culto ao corpo, o desejo de ter a famosa barriga “tanquinho” e uma alimentação cuidadosamente balanceada – tudo isso com a colaboração “inestimável” de suplementos alimentares – são metas cada vez mais almejadas por uma parcela crescente de brasileiros. Para se ter uma ideia, em 2012 a comerci9laização de suplementos movimentou cerca de R$ 4509 milhões, um aumento de 23% com relação ao ano anterior. É muita coisa.

Mas é necessário que se faça um alerta, justamente o que essa edição da Espaço Aberto faz com sua reportagem de capa: nem sempre os resultados são aqueles esperados. Segundo especialistas ouvidos pela revista, suplementos alimentares podem ajudar a repor nutrientes utilizados pelo corpo durante exercícios pesados, notadamente em atletas que se exercitam muitas horas por dia. Em não-atletas, sua função é inócua, e pode atpé prejudicar a saúde. É como afirma Fabiana Benatti, nutricionista e professora da EEFE: “as pessoas imaginam que o suplemento vai ser a solução de todos os problemas”. Só que não é.

Marcello Rollemberg, diretor de Redação

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores