Resenha autor usp

Do mundo da filosofia

  • Facebook facebook
  • Twitter twitter
  • AddThis mais
Violências emanam de mais de uma fonte

 

Em O Inconsciente, a doutora em Psicologia e mestre em Filosofia pela USP Luciana Chauí-Berlinck analisa uma expressão recorrente em nossa linguagem comum, mas também no vocabulário científico e filosófico: “inconsciente”. Mostrar suas implicações filosóficas retraçando a história desse termo, que remonta a muito antes de Freud.

A autora retraça as raízes filosóficas da noção de inconsciente e mostra como essa noção migra do campo da investigação filosófica ao da ciência, especificamente da psicanálise.

Já em As Neurociências – Questões filosóficas, Eduardo Kickhöfel, doutor em Filosofia da Ciência pela Universidade, dedica-se a formular um impasse diante do qual estaria o pensamento filosófico na atualidade: a filosofia não teria mais nada a dizer sobre a mente e a consciência, visto que a ciência dissecou o cérebro? Ao contrário, ela ainda tem muito a dizer…

Ambos os livros fazem parte da coleção Filosofias – O prazer do pensar, que se destina tanto àqueles que desejam se iniciar nos caminhos das diferentes filosofias, como àqueles que com elas já estão habituados. Também é voltada a professores e estudantes, já que está de acordo com as orientações curriculares do Ministério da Educação para o Ensino Médio e com as expectativas dos cursos básicos das faculdades brasileiras.

Título: O Inconsciente
Autora: Luciana de Souza Chauí-Berlinck
Editora: Martins Fontes
Páginas: 112
Preço: R$ 15,00

Título:
As Neurociências – Questões filosóficas
Autor: Eduardo Kickhöfel
Editora: Martins Fontes
Páginas: 112
Preço: R$ 15,00

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores