Cinema

Exibições de Fritz Lang querem mostrar melhor ao público a obra completa do cineasta

  • Facebook facebook
  • Twitter twitter
  • AddThis mais
Como afastar os jovens das drogas

 

Por William Nunes
Cena do filme O Sepulcro Indiano (1959), de Fritz Lang.

Cena do filme O Sepulcro Indiano (1959), de Fritz Lang. Foto: Divulgação

Para aqueles que desejam conhecer mais sobre os nomes do cinema mundial, o Centro Cultural Banco do Brasil traz a mostra Fritz Lang – O horror está no horizonte. O especial conta com a obra completa do cineasta feita entre 1919 a 1960, contando com 41 filmes que serão exibidos em película. Para o curador Calac Nogueira, a exibição neste tipo de formato é um diferencial. “É um luxo para o público poder assistir a esses filmes em 35mm hoje, em 2014. Muito em breve, isso não será mais possível. A transição para o digital, por uma questão industrial e econômica, é inevitável”, diz ele.

Um dos principais objetivos da mostra é reformular ou criar uma nova visão em relação aos trabalhos de Lang. Os seus filmes mais populares foram produzidos na Alemanha e, ainda assim, poucos títulos ficaram conhecidos, como Metrópolis, M., o vampiro de Düsseldorf e Os Nibelungos. Já a maioria de suas obras foi feita nos Estados Unidos, obras essas que, não raramente, são vistas com preconceito, afirma Nogueira. “Acho que a grande vantagem de uma retrospectiva completa é a possibilidade de derrubar alguns clichês e rótulos em cima dos cineastas, além de dar ao público a possibilidade de assistir a alguns filmes bastante raros, menos badalados de Lang, mas tão fortes quanto suas obras mais conhecidas. ”

Cena do filme Metropolis (1927), de Fritz Lang.

Cena do filme Metropolis (1927), de Fritz Lang. Foto: Divulgação

Por exibir os trabalhos completos, a mostra é responsável por apresentar características peculiares do artista Lang. Apesar de não ter sido o criador de uma nova técnica cinematográfica, o cineasta atravessou a grande efervescência da primeira metade do século XX, explica Nogueira. “Para nós, os curadores, a característica mais peculiar do Lang é sua visão de mundo, sua visão sobre o homem. Ele se servia do cinema para expressar alguns pontos-de-vista bastante pessoais sobre o homem moderno, sua moral, seu lugar dentro da sociedade. Essa visão de mundo, sua marca, está em toda a sua obra.”

Box

“Fritz Lang – O horror está no horizonte”
De 11 de julho a 24 de agosto
CCBB São Paulo
Rua Álvares Penteado 112, Centro – São Paulo
Ingressos: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia)

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores