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Gestão de pessoas em foco

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Escolha sem peso

 

Por Cinderela Caldeira

ReproduçãoRECURSOS HUMANOS

Grupo de assistentes administrativos detectou os principais problemas na área de gestão de pessoas que foram apresentados em evento que lembrou os dez anos de implantação do Sistema Marte

No final de outubro, o Departamento de Recursos Humanos (DRH) e o Departamento de Informática da Vice-Reitoria Executiva de Administração (VREA) comemoraram os dez anos de implantação do Sistema Marte, na abertura do 3° Workshop de Planejamento Estratégico de Gestão de Pessoas.

No evento estiveram presentes o reitor, João Grandino Rodas; o vice-reitor, Hélio Nogueira da Cruz; o vice-reitor Executivo de Administração, Antonio Roque  Dechen; o diretor do Departamento de Informática, Luiz Natal Rossi; e o diretor do Departamento de Recursos Humanos, Joel Dutra.

“O grupo criado foi fruto de consenso entre as diferentes unidades, como forma de fazer frente aos principais problemas na gestão de pessoas”, enfatiza Dutra

“O grupo criado foi fruto de consenso entre as diferentes unidades, como forma de fazer frente aos principais problemas na gestão de pessoas”, enfatiza Dutra

O reitor ressaltou o momento propício da Universidade desde sua fundação, há quase 80 anos. “Todos que trabalham aqui estão realizando uma grande missão. Sabemos que o maior tesouro que a USP possui é o seu pessoal: docentes e servidores técnico-administrativos. Como também é verdade a importância da gestão de pessoas e mais ainda a necessidade de planejamento estratégico dessa gestão”, enfatiza.

Segundo Dutra, como forma de fazer frente aos principais problemas na gestão de pessoas, em 2010, foram criados grupos de trabalho compostos pelos assistentes administrativos das unidades e órgãos da Universidade, com a expectativa de conseguir identificar as prioridades nessa área.

Das discussões iniciais surgiram seis temas, que se transformaram em grupos de projeto: Gestão de Pessoas e Encontros Temáticos, Política de Distribuição de Empregos Públicos, Comunicação de Recursos Humanos, Saúde Ocupacional, Treinamento e Capacitação Profissional e Sistema Descentralizado de Transferência de Pessoas.

Dois anos após a implantação, foram apresentados no workshop os resultados dos trabalhos desenvolvidos pelos grupos e algumas propostas já estão em fase de finalização para implementação.

Dos grupos que finalizaram os trabalhos está o de Gestão de Pessoas e Encontros Temáticos, coordenado por Paulo Ernesto Celestini, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação de São Carlos, que tinha a finalidade de aperfeiçoar os procedimentos relacionados com a gestão de recursos humanos, disseminar as novas diretrizes e consolidar o modus operandi. A equipe trabalhou com um projeto piloto sobre jornada de trabalho e horas extras e verificou que, para um mesmo processo, havia uma diversidade de procedimentos, até mesmo em unidades do mesmo campus.

“Todos que trabalham aqui estão realizando uma grande missão”, afirma o reitor

“Todos que trabalham aqui estão realizando uma grande missão”, afirma o reitor

Depois dos levantamentos, concluiu que, para tratar de todos os temas a serem abordados, deverá ser criado um Comitê Gestor para coordenação e levantamento das questões, além de grupos de análise que deverão estudar a legislação e organizar os assuntos para elaboração de propostas a serem discutidas em um encontro temático, e posteriormente encaminhadas ao DRH para implantação de rotinas padronizadas.

O grupo que trabalhou com o tema sobre a Distribuição de Empregos Públicos, coordenado por Daniel Felipe de Camargo Franco, da Prefeitura do Campus Luiz de Queiroz, tinha o objetivo de propor critérios e desenvolver indicadores para a distribuição de empregos públicos na Universidade. Após análise dos procedimentos utilizados na USP e nas outras duas universidades estaduais paulistas, a equipe desenvolveu uma pesquisa que foi enviada para todas as unidades, possibilitando um mapeamento das carências de servidores em todos os setores da Universidade.

Segundo Dutra, a implantação das ações tem diferentes cronogramas

Segundo Dutra, a implantação das ações tem diferentes cronogramas

A partir do levantamento realizado, o grupo propôs aprimorar a pesquisa utilizada no estudo e inseri-la como um novo serviço no portal do Marteweb, em que a unidade informaria no sistema todos os dados necessários para expansão do quadro funcional que seriam repassados às instâncias de análise da solicitação, via sistema, que aprovariam ou não o pedido.

Carlos Eduardo Herculano, do Centro de Informática do campus de Ribeirão, coordenou o grupo de Comunicação, cuja finalidade era identificar e avaliar as formas de comunicação existentes na USP, entre elas a revista Espaço Aberto, lista de e-mails, de difusão e de discussão. Após análise, propôs aprimorar a utilização das ferramentas de comunicação já existentes, além de normatizar e racionalizar o uso de listas de e-mails.

“A implantação das ações tem diferentes cronogramas em função da dinâmica proposta pelos diversos grupos de trabalho”, enfatiza Dutra sobre as propostas apresentadas no evento.  Os grupos de Saúde Ocupacional, de Treinamento e Capacitação Profissional e Sistema Descentralizado de Transferência de Pessoas estão finalizando a fase de levantamentos de dados e de elaboração do projeto básico que conterá as propostas, que serão posteriormente apresentadas ao DRH.

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