Notas

Instituto de Psiquiatria inicia estudo para tratamento do TOC

  • Facebook facebook
  • Twitter twitter
  • AddThis mais
Carros e meio ambiente em São Paulo

 

Por Cinderela Caldeira

ReproduçãoOs sintomas causados pelo Transtorno Obsessivo Compulsivo, conhecido como TOC, afetam aproximadamente 2% da população e frequentemente têm seu início na infância ou adolescência.

A doença causa sofrimentoà pessoa e interfere no convívio social, é um transtorno psiquiátrico, que tem como característica a ocorrência de pensamentos obsessivos e atos repetitivos, que são praticados como compulsões e, na maioria das vezes, é um hábito crônico. Esses atos são obedecidos geralmente com o objetivo de diminuir o desconforto da ansiedade que toma conta da pessoa.

O Instituto de Psiquiatria (IPq), em parceria com a Universidade de Pernambuco, está desenvolvendo  um estudo de pesquisa clínica para comparar duas sequências de tratamento chamado Smart (sigla em inglês para Multiple Assignment Randomized Trial).

O estudo pretende desenvolver estratégias para o tratamento de crianças e adolescentes com idade entre 6 anos e 6 meses e 17 anos e 4 meses. Será usado um modelo de tratamento sequencial randomizado, que tem como base dois tratamentos: a terapia cognitiva-comportamental e a ingestão do medicamento fluoxetina.

Marcos SantosO estudo Smart será dividido em duas fases, com duração de 14 semanas. Depois de selecionado, o paciente é direcionado, aleatoriamente, para um dos tratamentos. Quem for para a terapia passará a frequentar sessões semanais em grupos que utilizam diferentes estratégias para que o paciente possa se expor a situações que provocam ansiedade sem precisar se utilizar de outras formas para o alívio. O medicamento a ser utilizado no outro grupo é um antidepressivo, tem 20 anos no mercado e possui vários estudos comprovando sua eficácia.

Ao final do período estabelecido, será feita uma avaliação do paciente. Quem respondeu bem ao tratamento inicial permanece nele e quem não respondeu é novamente selecionado para a troca de tratamento. A segunda fase terá duração de mais 14 semanas.

Os interessados em participar deverão entrar em contato pelo telefone (11) 2661-7594 ou pelo e-mail smart.inpd@gmail.com, mencionando o interesse no projeto de tratamento para crianças com TOC e deixando o telefone para contato.

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores