Cinema

O cinema e suas vertentes: programe-se para curtir exposição e mostras temáticas

  • Facebook facebook
  • Twitter twitter
  • AddThis mais

 

Os centros culturais da cidade trazem para o público uma programação de qualidade e diversificada sobre o cinema. Durante todo o mês de janeiro a magia dessa arte não vai ficar só nas telas, mas também em exposição. Esse é o caso do Cine Sesc, que apresenta a exposição do fotógrafo Mário Tursi. Com “Um outro olhar do cinema italiano”, o evento reúne mais de 70 imagens clássicas e inéditas de importantes obras cinematográficas italianas.

Como complemento à exposição haverá a exibição de filmes de Luchino Visconti, diretor que foi acompanhado por Tursi em seis de seus filmes, registrando os bastidores dos sets de filmagem. A abertura da mostra acontece no dia 20 de janeiro, com a presença da filha de Tursi, Manuela.

“Um outro olhar do cinema italiano” será aberta à visitação a partir do dia 21 de janeiro, das 14h às 21h, de segunda a sexta e com entrada gratuita.

Já no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), a mostra “The Achers – O cinema de Michael Powell e Emeric Pressburger” reserva um espaço aos clássicos, com o trabalho dessa dupla que se iniciou nos anos 30. Pressburger era húngaro e Powell, inglês, ambos se encontraram e realizaram cerca de 20 filmes, que estão na programação. Além de serem considerados ícones do cinema inglês pelo conjunto da obra, eles foram responsáveis por fundar, em 1943, sua própria produtora, a The Achers.

“The Achers – O cinema de Michael Powell e Emeric Pressburger” fica em cartaz até 16 de janeiro, de quarta a domingo em horários variados. Confira a programação no site.

Morte em Veneza

A cultura também é sinônimo de inclusão social. Ainda no CCBB, o programa regular Cinema Nacional Legendado e Autodescrito é realizado especialmente para os deficientes visuais e auditivos, uma vez que os filmes exibidos possuem legenda oculta e autodescrição. O primeiro reconhece a voz e a transforma em texto, colocado na tela em tempo real; já no segundo há a descrição das imagens e das cenas, além de informações adicionais que servem para melhorar a compreensão sobre o filme. Esses dados são repassados por uma locução sobreposta ao som original.

Todo esse recurso oferece um conforto e uma possibilidade de integração para esse público que segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), soma 23 milhões de brasileiros.

Para o mês de janeiro o filme escolhido é Chico Xavier, de Daniel Filho, que será exibido nos dias 8 e 9 de janeiro, às 15h, com entrada gratuita.

Para fechar sua programação de férias, também está marcada a 3ª edição da mostra “Cinema de Moda”, que reúne 30 filmes indicados por jornalistas, professores e profissionais da área.

Um dos objetivos da mostra é valorizar a produção coletiva e democrática, construindo relações entre as tendências, o comportamento e a questão da sustentabilidade.

O evento também propõe desfiles, performances e bate-papo com os curadores e convidados ao longo do evento, que acontece de 18 a 30 de janeiro, em horários variados. Confira a programação no site do CCBB.

Serviço:

Cine Sesc

Local: rua Augusta, 2.075
Fone: (11) 3087-0500
Ingressos: entrada gratuita
Horário: de segunda a sexta, das 15h às 21h
Data: a partir de 21/1/2011

Centro Cultural Banco do Brasil

Local: rua Álvares Penteado, 112, Centro
Fone: (11) 3113-3951
Ingressos: entre R$ 10,00 e R$ 2,00
Horários: variados, consultar programação

“The Achers – O cinema de Michael Powell e Emeric Pressburger”, até 16 de janeiro.

“Cinema Nacional Legendado e Autodescrito”, nos dias 8 e 9 de janeiro.

“Cinema de Moda” de 18 a 30 de janeiro.

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores