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O que faz a secretaria geral da USP

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Os problemas da meia-entrada

 

Rubens Beçak Especial para a Revista Espaço Aberto

Rubens Beçak_ Foto Francisco Emolo 03Rubens Beçak
Especial para a Revista Espaço Aberto

 

A Secretaria Geral é órgão de assessoramento e coordenação dos Colegiados da Universidade, Conselho Universitário e suas Comissões Permanentes: Legislação e Recursos, Atividades Acadêmicas e a de Orçamento e Patrimônio. Também, aquelas atinentes às funções atribuídas aos quatro Conselhos Centrais, ligados às Pró-Reitorias.

Com a implementação da progressão horizontal docente, tem prestado assessoria também à Comissão Central de Avaliação para Progressão de Nível na Carreira Docente e suas diversas Comissões de Avaliação Setorial.

A Comissão de Ética, órgão autônomo e de relevância inconteste, também recebe o apoio administrativo para suporte para a plena realização de seu desiderato.

Função não menos importante é aquela representada pela certificação e emissão dos diplomas uspianos (graduação, pós-graduação e extensão universitária), o registro dos diplomas de instituições privadas, fundacionais e confessionais, além da revalidação dos diplomas estrangeiros.

Nesta gestão, na melhor tradição dos serviços prestados pela Secretaria Geral, tratou-se da otimização dos serviços todos atinentes, notadamente a modernização e aprimoramento do site (www.usp.br/secretaria), a dinamização dos procedimentos administrativos ao seu alcance, além da edição de uma série de obras direcionadas aos conselheiros, também com distribuição a todos os órgãos na Universidade, como a Consolidação das normas estatutárias, regimentais e outras (anualmente), Normatização Histórica da USP e o Código de Ética.

A Secretaria Geral recebe um sem-número de pedidos de esclarecimentos e orientações diariamente, advindos por todos os meios, e procura dar-lhes satisfação de forma rápida e eficiente.

Muito importante é a participação nos encontros de gestão e direção, gizando-se o Grupo de Integração dos Assistentes Acadêmicos da Universidade de São Paulo, já realizado em sua 5ª edição, oportunidade em que, conjuntamente aos assistentes acadêmicos das várias unidades da USP, procura responder às dúvidas, sugerir e receber propostas de otimização dos fluxos administrativos ao seu encargo.

Projeto que merece destaque, configurando inovação de porte e que foi recebido com entusiasmo pelas comunidades uspianas, foi o do diploma instantâneo, nome por qual passou a ser conhecida a iniciativa da SG de disponibilizar os diplomas emitidos em formato digital, resolvendo um problema tradicional na demora das emissões tradicionais, que impediam o diplomando dispor de seu documento num prazo hábil a atender às necessidades de concursos públicos, comprovações necessárias em outras cidades, regiões ou países etc.

A iniciativa, que contou com total e importante apoio reitoral, foi levada ao Conselho Estadual de Educação, que a julgou inovadora e relevante. Para o desenvolvimento da tecnologia necessária a tal, os esforços da Divisão de Informática da VREA foram imprescindíveis.

Rubens Beçak
Professor Associado da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto
Secretário Geral da Universidade de São Paulo.

 

 

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