comunidade usp

Osusp traz música erudita das Américas

  • Facebook facebook
  • Twitter twitter
  • AddThis mais
Machucou de novo?

 

João Vitor Oliveira

Orquestra apresenta concerto que reúne obras de renomados músicos do gênero sob novas propostas para a temporada 2012

 

Mark Engebretson, Alberto Ginastera, Leonard Bernstein, Claudio Santoro e Cyro Pereira. São estes os autores das obras que formam o repertório do que será a segunda apresentação da Osusp (Orquestra Sinfônica da USP) no ano. A orquestra realiza o Concerto Latino e Americano em 15/4, na Sala São Paulo, sob regência de Lígia Amádio e com a americana Susan Fancher como solista convidada no saxofone soprano.

A proposta do concerto é trazer ao público a música erudita de diferentes locais das Américas. “São compositores que trabalham com ritmos bem regionais, com a expressão cultural de seus países”, conta Edson Leite, diretor da Osusp. Engebretson e Bernstein são dos Estados Unidos, Ginastera, da Argentina e Pereira e Santoro, do Brasil.

Exemplo disso é a peça Frevo, composta por Santoro e que abre a apresentação. O autor, que está entre os principais nomes da história da música erudita brasileira, inspirou-se na fecunda matéria-prima musical do Nordeste para compor a obra, nomeando-a com o dançante ritmo pernambucano que marca os carnavais do estado. De maneira análoga, Engrebretson traz em Concerto para Saxofone Soprano o típico jazz-balada americano, passando ainda por hip-hop e eletrônica durante os três movimentos da música. A peça do virtuoso compositor, finalizada neste ano, será estreada mundialmente pela Osusp e terá a participação de Susan no saxofone.

Edson Leite, diretor da Osusp

A mesma tendência é seguida por Cyro Pereira em Aquarela de Sambas, como revelado pelo próprio nome da obra. O autor destacou-se nos anos 1960 quando foi diretor de orquestra e arranjador nos célebres Festivais da Record, responsáveis por revelar e consolidar tantos artistas de sucesso da MPB – Chico Buarque, Geraldo Vandré e Elis Regina, por exemplo. A complexa música traduz o brasileiríssimo e mundialmente famoso ritmo do samba.

Suíte do Ballet Estancia e West Side Story: Symphonic Dances são obras longas que a Osusp executará em versões reduzidas, espécie de resumos feitos pelos seus próprios respectivos autores: Ginastera e Bernstein. O argentino, um dos compositores mais importantes do século 20 nas Américas e que chegou a ser perseguido pelo regime peronista, traz uma música que funde o folclore de seu país com tradicionais princípios construtivos e técnicas contemporâneas. Bernstein, em West Side Story, revela uma comédia musical inspirada em Romeu e Julieta, de Shakespeare, retratando a rivalidade entre gangues de adolescentes nas ruas de Nova York. A música recebeu uma adaptação cinematográfica homônima em 1961, vencedora de dez Oscars.

A temporada 2012 da Osusp terá algumas novidades em relação aos anos anteriores, dando, por exemplo, mais destaque aos músicos brasileiros. Segundo Edson Leite, “os compositores do nosso país serão colocados em um patamar de mais prestígio, mais digno neste ano. Antes as peças nacionais trabalhadas eram pequenas e o espaço dado aos compositores estrangeiros era muito maior”. Ao longo do ano, as apresentações devem contar com obras de Villa-Lobos, Camargo Guarnieri e Edino Krieger, entre outros.

A orquestra conta atualmente com 36 músicos

Outra novidade é que não haverá um maestro fixo, e sim um revezamento entre Lígia, que ocupa a posição titular desde 2009, e quatro regentes convidados. A iniciativa faz parte da tentativa da direção de consolidar laços com outras orquestras e grupos acadêmicos, o que proporcionará uma maior riqueza de aprendizado e troca de experiências entre os músicos da Osusp e de outras instituições. Afinal, para Leite, a orquestra deve atender aos princípios culturais e educacionais vinculados a uma universidade. “Não adianta a gente ser só uma orquestra de concerto como as outras”, declara, “a gente tem a obrigação de colaborar com pesquisa, com encomendas de obras e criação de repertório sinfônico. Devemos abrir novos horizontes para o público”. A Osusp promove ações como concertos didáticos e interativos para crianças – parte do projeto Descobrindo a Orquestra da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) – e masterclass abertas com renomados músicos profissionais na Universidade.

Devido ao fechamento para obras do Teatro Camargo Guarnieri, normalmente sede da orquestra, o grupo tem feito ensaios regulares e abertos no anfiteatro do Colégio Santa Cruz, no Alto de Pinheiros, zona oeste da cidade. O colégio fica na rua Orobó, 277, e o ensaio do concerto, com entrada franca, será das 12h às 13h no dia 13/4.

Serviço:

Local: Sala São Paulo (1.500 lugares) – Praça Júlio Prestes, nº 16, Centro

Data e horário: 15/4, às 17h

Preços: de R$ 12,00 a R$ 60,00 (inteira)

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores