Notas

Preconceito e medo

  • Facebook facebook
  • Twitter twitter
  • AddThis mais
O fim das sacolas plásticas

 

Levantamento feito no Centro de Referência em Saúde do Homem, unidade da Secretaria de Estado da Saúde da capital, aponta que 20% dos pacientes não permitiram que o médico urologista realizasse o exame físico retal, chamado de ‘toque’.

Mais de 15 mil homens com idade entre 45 e 70 anos passaram em consultas médicas com os grupos de oncologia e patologias da próstata no ambulatório de urologia do hospital, em 2011.  Desse total, cerca de 80% já conheciam o exame e sua importância na detecção precoce do câncer de próstata, e aceitaram a atuação do especialista. Os 20% restantes, cerca de 3 mil pacientes, não fizeram o exame.

Não é só o preconceito e medo de perder a masculinidade com o exame. Os especialistas relacionam o resultado da pesquisa a questões culturais, que ainda associam o homem ao único provedor da família, forte e imune às doenças.

O câncer de próstata é o mais comum entre os homens e está entre as doenças que mais matam. O diagnóstico precoce é fundamental no combate a patologia, facilitando o tratamento. A partir dos 45 anos, a realização de um checkup anual vira obrigação para toda a população masculina.

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores