Notas

Proteína é testada para estimular o sistema imunológico

  • Facebook facebook
  • Twitter twitter
  • AddThis mais
Carros e meio ambiente em São Paulo

 

Por Cinderela Caldeira
Maria Cristina, investiga o papel da lectina de jaca na imunidade

Maria Cristina, investiga o papel da lectina de jaca na imunidade

 

 

Por Cinderela Caldeira

Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) estão testando em camundongos a proteína conhecida como lectina, que em terapia experimental mostrou estimular o sistema imunológico e aumentou a resistência contra doenças como leishmaniose, toxoplasmose e paracoccidioidomicose.

Maria Cristina Roque Antunes Barreira, professora e coordenadora do estudo e do Laboratório de Imunoquímica e Glicobiologia, investiga o papel das lectinas – proteínas capazes de decodificar as informações contidas na camada de açúcares que reveste as células – na imunidade.

O grupo coordenado por Maria Cristina estuda as lectinas capazes de induzir as células de defesa a produzir citocinas, de maneira que uma resposta imunitária mais eficiente contra determinados micro-organismos seja montada.

A proteína foi extraída da semente de jaca – chamada ArtinM – em uma linhagem de células do sistema imunológico humano. “A lectina de jaca, assim como de outras plantas, vem sendo usada como ferramenta em muitos laboratórios por sua capacidade de induzir a proliferação de células em cultura”, esclarece a professora.

Os pesquisadores observaram que a ação da proteína sobre as células do sistema imunológico estava relacionada à produção de uma citocina capaz de ativar um tipo de célula de defesa, T helper1 (TH1), e de aumentar a atividade microbicida dos macrófagos, favorecendo o combate a patógenos de parasitismo intracelular. O efeito da proteína foi testado em animais infectados com o protozoário Leishmania major, e a proteína ArtinM induziu a produção de interleucina 12, deixando-os mais resistentes à infecção.

Outro grupo de animais foi infectado com o fungo Paracoccidioides brasiliensis – doença endêmica no Estado de São Paulo que causa fibrose pulmonar e pode atacar outros órgãos, e o uso da proteína também tornou os animais resistentes à infecção.

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores